Comer chocolate amargo pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 21% Ouvir 5 de dezembro de 2024 Um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que o consumo regular de chocolate amargo pode estar associado a uma redução significativa no risco de desenvolver diabetes tipo 2. Publicada na revista científica BMJ em 04 de dezembro, a pesquisa mostrou que voluntários com o hábito de ingerir cinco porções de chocolate amargo por semana apresentaram um risco 21% menor de ter a doença em comparação com aqueles que consumiam chocolate raramente ou nunca. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan e envolveu 111.654 profissionais de saúde, em um acompanhamento médio de 25 anos. A pesquisa analisou os hábitos alimentares dos participantes, focando especificamente no consumo de diferentes tipos de chocolate, com ênfase no amargo e no chocolate ao leite. Consumo de chocolate amargo reduziu o risco de diabetes De acordo com as informações coletadas, e após ajustes para fatores de risco como dieta e estilo de vida, os participantes que consumiram pelo menos cinco porções semanais de chocolate amargo apresentaram uma taxa significativamente menor de ter diabetes tipo 2. Em contraste, o chocolate ao leite não apresentou os mesmos benefícios, sendo inclusive associado ao ganho de peso a longo prazo. Os pesquisadores também observaram que o consumo de chocolate amargo também estava relacionado a um menor ganho de peso, o que é um fator de risco importante para o desenvolvimento da doença. O chocolate amargo é rico em flavonóides, compostos naturais conhecidos por seus benefícios à saúde Leia também Vida & Estilo Estudo revela que chocolate amargo reduz o risco de pressão alta Vida & Estilo Entenda por que comer chocolate amargo pode ser bom para a sua saúde Saúde Cacau reduz impacto dos alimentos gordurosos no coração, mostra estudo Saúde É possível reverter um diagnóstico de diabetes tipo 2 com alimentação? Relação com os flavonóis A principal razão para os benefícios do chocolate amargo está nos flavonóides, compostos naturais encontrados em frutas e vegetais, que estão presentes em grande quantidade no chocolate amargo. Estudos anteriores já apontaram que esses compostos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar a saúde metabólica e a diminuir o risco de doenças, como o diabetes tipo 2. Já o chocolate ao leite, por conter mais açúcar e menos flavonóides, não mostrou os mesmos benefícios. Na verdade, o consumo maior de chocolate ao leite foi ligado ao aumento de peso com o tempo, o que, como os pesquisadores destacaram, pode aumentar o risco de diabetes. Embora os resultados sejam promissores, os autores alertam que o estudo é observacional e não pode confirmar uma relação direta de causa e efeito. Outros fatores que não foram analisados podem ter influenciado os resultados. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que a relação entre o consumo de chocolate amargo e a redução do risco de diabetes tipo 2 é forte o suficiente para merecer mais estudos. “Mais ensaios clínicos randomizados são necessários para replicar essas descobertas e explorar melhor os mecanismos”, afirmaram os pesquisadores no artigo. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Sua cólica te impede de viver? Entenda quando pode ser endometriose 1 de abril de 2026 Cólica intensa não deve ser normalizada e pode indicar condição que afeta milhões de mulheres Read More
Notícias Remédio para calvície pode desacelerar progressão da diabetes tipo 1 7 de dezembro de 2023 Um medicamento utilizado para calvície e artrite reumatóide também pode desacelerar a progressão da diabetes tipo 1, segundo um estudo realizado pelo Instituto St Vincent, filiado à Universidade de Melbourne, na Austrália. No Brasil, o baricitinibe é indicado para pacientes com artrite reumatoide, dermatite atópica, quadro grave de Covid-19 e… Read More
Notícias Casos de meningite sobem 16% no DF e governo faz campanha de vacinação 14 de maio de 2024 O DF viveu um aumento de 16% dos casos de meningite entre 2022 e 2023. O número de confirmações da doença subiu de 92 no ano anterior para 107 este ano, mostra boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do DF na segunda-feira (13/5). O aumento observado também se reflete… Read More