Jovem de 28 anos viciada em energéticos tem ataque cardíaco e morre Ouvir 25 de março de 2025 Considerada pela família um ícone fitness, a professora norte-americana Katie Donnell, 28 anos, faleceu subitamente em decorrência de um ataque cardíaco. A mãe da jovem, Lori Barranon, acredita que a morte aconteceu por abuso de energéticos, já que Katia não apresentava problemas prévios no coração. A norte-americana conta que a filha sofria de ansiedade e já tinha recorrido a diferentes médicos. Katie tomava até três latas de energético por dia e também consumia um suplemento de cafeína antes dos exercícios, que eram repetidos duas vezes por dia. Leia também Vida & Estilo Tomar energético no pré-treino aumenta o risco de problemas cardíacos Saúde Carnaval: excesso de cafeína e energéticos pode causar fadiga extrema Saúde Jovem sofre parada cardíaca após beber energético como pré-treino Saúde Energético aumenta risco de AVC? Médico responde A jovem estava em um encontro com amigos quando os olhos dela se reviraram. Os colegas acreditavam que ela estava tendo um AVC, mas logo ficou claro que era um ataque cardíaco. A ambulância chegou rapidamente, mas os paramédicos não conseguiram entubá-la – por isso, ela ficou muito tempo sem oxigênio no cérebro. Os médicos passaram três horas tentando reanimar Katie. Lori lembra que os especialistas suspeitavam de uso de drogas, e a professora precisou ser colocada em um coma induzido por 10 dias. Porém, ela nunca acordou – todas as vezes que os médicos tentavam acordá-la, a jovem tinha convulsões. Família culpa energéticos A família acabou tomando a difícil decisão de desligar os aparelhos que mantinham Katie viva, visto que não havia chance de melhora. Os médicos disseram que o quadro pode ter sido causado pelos energéticos, mas não tinham como confirmar. “Tenho certeza de que foi isso que a matou. Mantenha seus filhos longe dos energéticos, ou você pode terminar na minha situação, com a sua vida arruinada”, lamenta Lori, em entrevista ao jornal The Sun. O caso aconteceu em 2021, mas ela decidiu, agora, tentar conscientizar a população sobre os riscos da bebida. O excesso de energéticos está relacionado a dor de cabeça, insônia, arritmia, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, convulsão e até doenças como câncer de intestino. “Os energéticos contêm altas doses de cafeína e outras substâncias estimulantes que elevam a frequência cardíaca e a pressão arterial. Quando consumidas em um organismo submetido a esforço físico intenso, podem levar até a um infarto”, explicou a nutricionista Regiane Cruz, em entrevista anterior ao Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Bactéria de ar-condicionado causa surto de pneumonia na Itália 14 de agosto de 2024 A Itália registrou um surto de pneumonia causado pela bactéria Legionella, que se reproduz em ambientes úmidos. O micro-organismo é transmitido quando há inalação de gotículas de água contaminada, que podem vir de ar-condicionados, piscinas ou até chuveiros. A infecção por Legionella é conhecida como doença do legionário e considerada… Read More
Especialistas contam quem realmente precisa tirar o glúten do cardápio 2 de dezembro de 2025 Inchaço, desconforto abdominal, fadiga, diarreia, prisão de ventre e dor de cabeça são os principais sintomas associados ao consumo de alimentos com glúten e relatados em um estudo publicado na revista Gut. O pãozinho e o macarrão, assim como bolachas, pizzas, tortas e tantas outras preparações feitas de trigo, centeio… Read More
Notícias Homens engordam mais que as mulheres depois do casamento, diz estudo 28 de fevereiro de 2024 Um estudo publicado em 17/2 na revista científica Economics & Human Biology evidenciou o que muita gente já observa em casa: depois do casamento, os homens ganham mais peso que as mulheres. A análise foi feita com dados da Pesquisa de Saúde e Nutrição da China, que realizou visitas domiciliares… Read More