Jovem de 28 anos viciada em energéticos tem ataque cardíaco e morre Ouvir 25 de março de 2025 Considerada pela família um ícone fitness, a professora norte-americana Katie Donnell, 28 anos, faleceu subitamente em decorrência de um ataque cardíaco. A mãe da jovem, Lori Barranon, acredita que a morte aconteceu por abuso de energéticos, já que Katia não apresentava problemas prévios no coração. A norte-americana conta que a filha sofria de ansiedade e já tinha recorrido a diferentes médicos. Katie tomava até três latas de energético por dia e também consumia um suplemento de cafeína antes dos exercícios, que eram repetidos duas vezes por dia. Leia também Vida & Estilo Tomar energético no pré-treino aumenta o risco de problemas cardíacos Saúde Carnaval: excesso de cafeína e energéticos pode causar fadiga extrema Saúde Jovem sofre parada cardíaca após beber energético como pré-treino Saúde Energético aumenta risco de AVC? Médico responde A jovem estava em um encontro com amigos quando os olhos dela se reviraram. Os colegas acreditavam que ela estava tendo um AVC, mas logo ficou claro que era um ataque cardíaco. A ambulância chegou rapidamente, mas os paramédicos não conseguiram entubá-la – por isso, ela ficou muito tempo sem oxigênio no cérebro. Os médicos passaram três horas tentando reanimar Katie. Lori lembra que os especialistas suspeitavam de uso de drogas, e a professora precisou ser colocada em um coma induzido por 10 dias. Porém, ela nunca acordou – todas as vezes que os médicos tentavam acordá-la, a jovem tinha convulsões. Família culpa energéticos A família acabou tomando a difícil decisão de desligar os aparelhos que mantinham Katie viva, visto que não havia chance de melhora. Os médicos disseram que o quadro pode ter sido causado pelos energéticos, mas não tinham como confirmar. “Tenho certeza de que foi isso que a matou. Mantenha seus filhos longe dos energéticos, ou você pode terminar na minha situação, com a sua vida arruinada”, lamenta Lori, em entrevista ao jornal The Sun. O caso aconteceu em 2021, mas ela decidiu, agora, tentar conscientizar a população sobre os riscos da bebida. O excesso de energéticos está relacionado a dor de cabeça, insônia, arritmia, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, convulsão e até doenças como câncer de intestino. “Os energéticos contêm altas doses de cafeína e outras substâncias estimulantes que elevam a frequência cardíaca e a pressão arterial. Quando consumidas em um organismo submetido a esforço físico intenso, podem levar até a um infarto”, explicou a nutricionista Regiane Cruz, em entrevista anterior ao Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
EUA alerta viajantes sobre risco de poliomielite em 32 países 5 de março de 2026 O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) recomenda reforço da vacina antes de viagens a destinos onde o poliovírus circula Read More
Estudo revela a partir de qual quantidade o álcool prejudica o cérebro 22 de janeiro de 2025 Beber com moderação pode reduzir o número de acidentes de trânsito e outros problemas relacionados à embriaguez, mas não diminui o impacto do álcool na saúde. É o que mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Os cientistas estudaram a relação entre o consumo auto-relatado… Read More
HUB passa a realizar “cirurgia do Mick Jagger” pelo SUS 20 de dezembro de 2024 O Hospital Universitário de Brasília (HUB) realizou, nesta quinta-feira (19/12), pela primeira vez, um implante de válvula aórtica transcateter (TAVI). O procedimento, que já foi realizado em outros hospitais públicos do Distrito Federal por meio de decisões judiciais, agora será oferecido de forma contínua pelo HUB, com o objetivo de… Read More