Jovem de 28 anos viciada em energéticos tem ataque cardíaco e morre Ouvir 25 de março de 2025 Considerada pela família um ícone fitness, a professora norte-americana Katie Donnell, 28 anos, faleceu subitamente em decorrência de um ataque cardíaco. A mãe da jovem, Lori Barranon, acredita que a morte aconteceu por abuso de energéticos, já que Katia não apresentava problemas prévios no coração. A norte-americana conta que a filha sofria de ansiedade e já tinha recorrido a diferentes médicos. Katie tomava até três latas de energético por dia e também consumia um suplemento de cafeína antes dos exercícios, que eram repetidos duas vezes por dia. Leia também Vida & Estilo Tomar energético no pré-treino aumenta o risco de problemas cardíacos Saúde Carnaval: excesso de cafeína e energéticos pode causar fadiga extrema Saúde Jovem sofre parada cardíaca após beber energético como pré-treino Saúde Energético aumenta risco de AVC? Médico responde A jovem estava em um encontro com amigos quando os olhos dela se reviraram. Os colegas acreditavam que ela estava tendo um AVC, mas logo ficou claro que era um ataque cardíaco. A ambulância chegou rapidamente, mas os paramédicos não conseguiram entubá-la – por isso, ela ficou muito tempo sem oxigênio no cérebro. Os médicos passaram três horas tentando reanimar Katie. Lori lembra que os especialistas suspeitavam de uso de drogas, e a professora precisou ser colocada em um coma induzido por 10 dias. Porém, ela nunca acordou – todas as vezes que os médicos tentavam acordá-la, a jovem tinha convulsões. Família culpa energéticos A família acabou tomando a difícil decisão de desligar os aparelhos que mantinham Katie viva, visto que não havia chance de melhora. Os médicos disseram que o quadro pode ter sido causado pelos energéticos, mas não tinham como confirmar. “Tenho certeza de que foi isso que a matou. Mantenha seus filhos longe dos energéticos, ou você pode terminar na minha situação, com a sua vida arruinada”, lamenta Lori, em entrevista ao jornal The Sun. O caso aconteceu em 2021, mas ela decidiu, agora, tentar conscientizar a população sobre os riscos da bebida. O excesso de energéticos está relacionado a dor de cabeça, insônia, arritmia, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, convulsão e até doenças como câncer de intestino. “Os energéticos contêm altas doses de cafeína e outras substâncias estimulantes que elevam a frequência cardíaca e a pressão arterial. Quando consumidas em um organismo submetido a esforço físico intenso, podem levar até a um infarto”, explicou a nutricionista Regiane Cruz, em entrevista anterior ao Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Tipos de óleo: saiba qual usar na sua cozinha 7 de outubro de 2024 Essenciais para a culinária tradicional, o óleo é utilizado em frituras, como tempero e em alimentos refogados. Além disso, contam com nutrientes que ajudam a produzir hormônios, transportar vitaminas, auxiliam no processo de cicatrização e resposta do sistema imunológico. Apesar das inúmeras qualidades e variedades, ainda existem muitos mitos sobre… Read More
Além de reduzir peso, canetas emagrecedoras tratam problemas de saúde 16 de dezembro de 2025 As canetas emagrecedoras se tornaram uma febre no Brasil e parecem estar sendo usadas até por gente que não precisa perder peso. Isso, no entanto, nem sempre é um problema. Muitos dos remédios desta categoria têm indicações de saúde que vão além da redução de medidas, tratando da diabetes tipo… Read More
Câncer de pulmão usa “sistema de defesa” para proteger mutação maligna 26 de janeiro de 2026 Estudo mostra como células do câncer criam uma proteção interna que mantém a doença ativa e dificulta o tratamento Read More