Estudo associa café a menor risco de quedas e fragilidade na velhice Ouvir 1 de maio de 2025 O café já foi associado a benefícios como melhora da memória e redução de inflamações. Agora, uma nova pesquisa sugere que o consumo regular da bebida pode estar ligado a menores riscos de fragilidade física entre idosos, condição que pode levar a quedas, internações e perda de autonomia. O estudo foi conduzido por cientistas da Vrije Universiteit Amsterdam em parceria com o Amsterdam UMC e publicado no European Journal of Nutrition em 24 de abril. Os pesquisadores acompanharam, por sete anos, 1.161 adultos com 55 anos ou mais, dentro do Longitudinal Aging Study Amsterdam (Lasa), e analisaram a relação entre o consumo de café e a presença de sintomas de fragilidade. Café e envelhecimento saudável Os pesquisadores avaliaram a relação entre o consumo diário de café e cinco sintomas que caracterizam a fragilidade: perda de peso, fraqueza, exaustão, lentidão para caminhar e baixa atividade física. Pessoas que bebiam mais café apresentaram menor risco de desenvolver esse quadro. Leia também Saúde Estudo indica hora certa de tomar café para diminuir risco de morte Saúde Café sem açúcar pode reduzir risco de demência, sugere estudo Saúde Estudo revela efeito que hábito de tomar café pode ter nos rins Saúde Café é um aliado do coração e contra o diabetes, afirma estudo Margreet Olthof, professora associada da Vrije Universiteit Amsterdam e uma das autoras do estudo, destacou que o achado reforça a importância do café no contexto do envelhecimento saudável. “Nossos resultados mostram uma possível associação entre o consumo diário de café e a redução do risco de fragilidade na terceira idade. O café pode promover um envelhecimento saudável, mas é importante explorar também outras intervenções alimentares”, disse a pesquisadora em comunicado. 4 imagens Fechar modal. 1 de 4 O café é uma opção de alimento termogênico Getty Images 2 de 4 O café deve ser consumido com moderação Getty Images 3 de 4 Rico em cafeína, o café dá energia e melhora a concentração Pexels 4 de 4 O ideal é consumir de manhã ou no início da tarde Pexels Antioxidantes e saúde muscular O efeito protetor do café pode estar relacionado à ação de antioxidantes presentes na bebida, que ajudam a reduzir inflamações, proteger os músculos e evitar a perda de massa muscular (sarcopenia). O café também pode contribuir para uma melhor regulação da insulina e da absorção de glicose, processos que costumam se tornar menos eficientes com o avanço da idade. A quantidade considerada segura para consumo, segundo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, é de até 400 mg de cafeína por dia — o equivalente a cerca de três a cinco xícaras. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Cientistas revelam um motivo muito convincente para usar sua air fryer 9 de dezembro de 2024 Cozinhar usando métodos tradicionais, como fritar em óleo, pode liberar altos níveis de poluentes no ar da sua casa. Já a air fryer, de acordo com um estudo publicado na revista científica Indoor Air, é uma alternativa mais limpa e saudável para o preparo dos alimentos. Pesquisadores da Universidade de… Read More
Notícias Inteligência artificial pode montar dieta? Nutris alertam para riscos 2 de novembro de 2025 O uso da inteligência artificial está cada vez mais presente na rotina, inclusive na hora de montar uma dieta. Plataformas e aplicativos prometem cardápios personalizados em poucos segundos, mas a tendência acendeu um alerta entre especialistas. O nutricionista Fernando Nunes, diretor do Conselho Federal de Nutrição (CFN), explica que o… Read More
Saiba como a alimentação impacta nos cuidados com a saúde 19 de outubro de 2024 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), manter uma alimentação inadequada e não praticar exercícios físicos são as principais causas que põem em risco a saúde da população. Isso porque o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e gorduras implica em uma dieta de baixo valor nutricional,… Read More