Polêmica: estudo sugere que comer carne não aumenta risco de morte Ouvir 25 de agosto de 2025 Uma nova pesquisa envolvendo aproximadamente 16 mil adultos concluiu que o consumo de proteína de origem animal pode não estar associado a um maior risco de morte. Pelo contrário, os pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, encontraram uma redução modesta, porém estatisticamente significativa, na mortalidade por câncer. O estudo, publicado em julho na revista Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, reforça o papel da carne como um componente potencialmente protetor dentro de uma dieta equilibrada. Leia também Vida & Estilo Nutri lista as melhores proteínas para ganhar massa magra sem engordar Saúde Cientistas identificam proteína que acelera envelhecimento do cérebro Vida & Estilo Proteína barata e pouco calórica turbina ganho de massa muscular; veja Vida & Estilo Estes alimentos ricos em proteína e colágeno vão transformar sua pele A investigação utilizou dados da 3ª Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES, na sigla em inglês), com adultos norte-americanos com idade igual ou superior a 19 anos entre 1988 e 1994. Os pesquisadores avaliaram os hábitos de consumo de proteínas — tanto de origem animal quanto vegetal — e sua eventual relação com mortes por causas diversas, incluindo doença cardiovascular, câncer e mortalidade geral. Carne x risco de morte Os resultados foram claros: não houve evidência de que uma maior ingestão de proteína animal aumentasse o risco de morte. Pelo contrário, observou-se uma pequena redução na mortalidade relacionada ao câncer entre quem consumia mais proteína animal. Para garantir robustez nos resultados, a equipe liderada pelo professor Stuart Phillips, coordenador do Departamento de Cinesiologia da Universidade McMaster, aplicou métodos estatísticos avançados, incluindo a metodologia do National Cancer Institute (NCI) e modelagem multivariada via cadeia de Markov Monte Carlo (MCMC), permitindo estimar o consumo alimentar de longo prazo e reduzir erros de medição. Os pesquisadores ressaltam que, mesmo com ajustes para ingestão total de proteínas (animal e vegetal), os achados permanecem consistentes: enquanto, a proteína vegetal parece ter efeito neutro, a de origem animal exibiu um leve efeito protetor em relação à mortalidade por câncer. Os autores do estudo reconhecem que o trabalho tem algumas limitações, como o tempo de acompanhamento de 12 anos, amostragem com uma parcela restrita da população e a não inclusão de nutrientes comparadores na análise. “No entanto, ainda houve eventos suficientes para fazer estimativas significativas de risco”, avaliam. Apesar do caráter observacional do estudo — o que impede afirmar relações de causa e efeito —, os resultados reforçam a recomendação de que tanto proteínas vegetais quanto animais podem constituir parte de um padrão alimentar saudável, equilibrado e favorável à longevidade. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Gripe aviária: entenda se há risco de consumir carne e ovos no Brasil 16 de maio de 2025 O Brasil registrou pela primeira vez um caso de gripe aviária em uma granja comercial. A confirmação foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta sexta-feira (16/5). A notícia acende o alerta sobre os riscos da circulação do vírus influenza aviária no país, mas será que é preciso… Read More
Idosos no verão: saiba quais cuidados com a saúde devem ser adotados 4 de dezembro de 2024 Nos últimos anos, as ondas de calor se apresentam como fenômenos cada vez mais frequentes no Brasil. Com a proximidade do verão, a preocupação com os cuidados básicos durante a estação aumentam e é necessário dar uma atenção especial à saúde. As medidas preventivas são fundamentais quando se trata dos… Read More
Mulheres melhoram desempenho esportivo durante menstruação, diz estudo 5 de junho de 2024 As atletas mulheres reagem mais rápido e cometem menos erros quando estão menstruadas, afirma uma investigação do University College Londres, do Reino Unido. Publicada na revista Neuropsychologia, a pesquisa analisou como a ciclo menstrual afeta o desempenho das atletas de futebol feminino. Os pesquisadores realizaram duas baterias de testes com… Read More