Exercício físico em dias de estresse melhora a saúde mental e cardíaca Ouvir 22 de agosto de 2024 Depois de um dia estressante pode ser difícil ter disposição para praticar exercícios físicos. Mas um estudo feito no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostra que o esporte em dias turbulentos pode melhorar a saúde mental e do coração. O impacto do exercício físico na redução do estresse Os pesquisadores analisaram os registros médicos de 50.359 pessoas para avaliar os mecanismos subjacentes aos benefícios psicológicos e cardiovasculares do esporte. Leia também Saúde Teste de flexibilidade prevê expectativa de vida. Veja como fazer Saúde Saiba quantas vezes por semana se exercitar para evitar demência Saúde Whey protein e frutas: confira vitaminas para aumentar a massa magra Saúde Como definir a barriga? Veja melhores abdominais para fazer em casa Eles descobriram que indivíduos com condições relacionadas ao estresse, como a depressão, experimentam a maioria dos benefícios cardiovasculares do treino. “Os participantes que cumpriram as recomendações de atividade física tiveram um risco 23% menor de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que não cumpriram essas recomendações. Os indivíduos que dedicam mais tempo à atividade física também tendem a ter menor atividade cerebral relacionada ao estresse”, afirma a nutróloga Marcella Garcez. 8 imagens Fechar modal. 1 de 8 Exercícios que fortalecem os ossos e os músculos são essenciais para evitar doenças e demais problemas de saúde. Além de melhorar o equilíbrio, exercitar-se ao menos duas vezes por semana é um dos segredos para prolongar a expectativa de vida e envelhecer melhor Mike Harrington/ Getty Images 2 de 8 Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão, mostra que entre 30 e 60 minutos de exercícios de fortalecimento muscular por semana é o suficiente Hinterhaus Productions/ Getty Images 3 de 8 De acordo com os resultados da pesquisa, o risco de morte prematura entre as pessoas que se movimentam é entre 10% e 17% menor do que o verificado em pessoas sedentárias Catherine Falls Commercial/ Getty Images 4 de 8 Exercícios que utilizam o peso do próprio corpo, como a musculação e a prática de esportes, são algumas das recomendações. Além disso, atividades como Tai chi e ioga são indicadas para fortalecer ossos e músculos Nisian Hughes/ Getty Images 5 de 8 Manter o corpo ativo ajuda ainda a melhorar resultados da menopausa, de períodos pós-operatório e pode ajudar a prevenir fraturas nos ossos, por exemplo. Além disso, auxilia no aumento da energia, e melhora o humor e o sono skaman306/ Getty Images 6 de 8 Segundo especialistas, pessoas que se exercitam por, ao menos, meia hora na semana demonstram redução do risco de morte, doenças cardíacas e câncer. Uma hora semanal de atividades de fortalecimento muscular também foi relacionada à diminuição do risco de diabetes Tom Werner/ Getty Images 7 de 8 A massa muscular e óssea do corpo humano atinge o pico antes dos 30 anos. A partir dessa idade, começa um decaimento natural, ou seja, indivíduos que começam a se exercitar na juventude terão aumento da força óssea e muscular ao longo da vida Thomas Barwick/ Getty Images 8 de 8 Pessoas que se exercitam depois dos 30 anos reduzem a queda natural do corpo, conseguem preservar a força óssea e muscular e vivem muito melhor Justin Paget/ Getty Images As reduções na sinalização cerebral relacionada ao estresse foram parcialmente responsáveis pelos benefícios cardiovasculares do treinamento. “Os investigadores descobriram que o benefício cardiovascular do exercício era substancialmente maior entre os participantes que tinham maior atividade cerebral relacionada com o estresse, como aqueles com depressão pré-existente”, explica a profissional. Leia a matéria completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Beber refrigerante zero pode aumentar risco de arritmia cardíaca 5 de março de 2024 Pesquisadores chineses descobriram que o costume de beber sete ou mais latas de refrigerante zero por semana pode aumentar o risco de desenvolver arritmia cardíaca a longo prazo. Os resultados do estudo foram publicados nesta terça-feira (5/3) na revista científica Circulation: Arrhythmia and Electrophysicalology. Participaram do levantamento 200 mil adultos… Read More
Notícias Saiba a quantidade máxima de whey protein que pode ser tomada por dia 7 de março de 2024 Extraído do soro do leite, o whey protein é uma fonte completa de aminoácidos essenciais que auxilia no crescimento muscular. O suplemento pode ser introduzido na dieta de diversas maneiras, mas a quantidade a ser consumida diariamente é individual. O whey funciona como uma complementação de proteínas, ou seja, a… Read More
Não beber água suficiente aumenta estresse e risco de doenças crônicas 23 de setembro de 2025 Não é novidade que beber menos água do que o recomendado pode ter influência direta na saúde. Um estudo da Liverpool John Moores University, na Inglaterra, publicado em 3 de setembro no Journal of Applied Physiology, revelou que adultos jovens que ingerem menos de 1,5 litro de água por dia… Read More