Nutricionistas apontam quais frutas comuns podem aumentar a glicose Ouvir 11 de dezembro de 2025 As frutas são parte importante de uma alimentação saudável, mas algumas delas podem elevar a glicose mais rapidamente — especialmente em pessoas com pré-diabetes, diabetes ou resistência à insulina. Especialistas explicam por que isso acontece, quais frutas merecem mais atenção e como ajustar o consumo sem abrir mão dos nutrientes. Leia também Claudia Meireles 3 alimentos para comer no café da manhã e ajudar a regular a glicose Claudia Meireles Nutri aponta 3 alimentos populares com potencial de reduzir a glicose Saúde Nutricionistas listam 8 vegetais que podem ajudar a regular a glicose Nutrição Comer doces sem ter picos de glicose é possível! Nutróloga revela como Por que certas frutas aumentam mais a glicemia? A nutricionista Cynara Oliveira, do Hospital Santa Lúcia, reforça que o impacto glicêmico varia entre as frutas. Ela explica que algumas delas têm absorção mais rápida e podem aumentar mais rapidamente a glicose no sangue. A especialista também destaca que o modo de consumo faz diferença. “Para evitar picos de glicemia, é recomendável ingerir a fruta junto com uma fonte de fibra”, orienta. Quais frutas exigem mais cuidado? Não existe fruta proibida, mas sim opções que precisam de moderação. A atenção deve ser maior para quem já apresenta oscilações de glicose ou faz acompanhamento metabólico. Acompanhe abaixo a lista de frutas que mais elevam a glicemia, segundo os especialistas: Banana; Uva; Manga; Caqui; Melancia; Abacaxi. De acordo com o nutricionista Matheus Maestralle, essas opções têm maior concentração de açúcares naturais e costumam ser absorvidas rapidamente, o que facilita o aumento da glicemia. Ele lembra que bananas muito maduras, por exemplo, têm ainda mais açúcar disponível. Como consumir sem causar picos? Cynara reforça que a combinação certa ajuda a modular a resposta glicêmica. Ela orienta associar as frutas a fibras, proteínas ou gorduras boas. “Um exemplo é consumir a fruta com chia, aveia ou iogurte natural, pois isso diminui a velocidade de absorção da glicose”, explica. Maestralle também destaca que controlar as porções — uma unidade pequena ou uma xícara, dependendo da fruta — e evitar comer várias frutas ricas em açúcar no mesmo dia é uma estratégia importante. Ambos especialistas ressaltam que as frutas continuam sendo alimentos valiosos. O importante é conhecer o efeito de cada uma, ajustar a quantidade e montar combinações equilibradas. Quando consumidas com consciência, as frutas continuam sendo aliadas da saúde para pré-diabéticos e diabéticos. Notícias
Notícias Remissão de pré-diabetes é possível sem perda de peso, aponta estudo 4 de outubro de 2025 *O artigo foi escrito pelos pesquisadores Andreas L. Birkenfeld e Reiner Jumpertz-von Schwartzenberg, ambos da Universidade de Tübingen, da Alemanha, e publicado na plataforma The Conversation Brasil. Há uma crença de longa data na prevenção do diabetes de que a perda de peso é a principal forma de reduzir o… Read More
Notícias Covid pode afetar produção dos hormônios da felicidade, mostra estudo 19 de janeiro de 2024 Cientistas dos Estados Unidos afirmam ter descoberto porque algumas pessoas diagnosticadas com Covid-19 ficam mais irritadas, tristes e ansiosas, além de apresentarem problemas de memória e confusão mental. Em um trabalho publicado na revista Cell Stem Cell, na quarta-feira (17/1), os pesquisadores da Universidade de Columbia, da Weill Cornell Medicine… Read More
Entenda os riscos do frio para a saúde cardiovascular 8 de maio de 2025 Maio marca o início das temperaturas mais baixas em diversas regiões do Brasil. Com os dias mais frios, vêm também preocupações importantes com a saúde, especialmente a cardiovascular. Isso porque, segundo o cardiologista Raphael Boesche Guimarães, o outono é uma estação crítica para o sistema cardíaco. Leia também Saúde Cardiologista… Read More