Quem bebe acompanhado do parceiro vive mais, sugere estudo Ouvir 5 de abril de 2024 Um brinde ao amor! Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que casais que bebem moderamente tendem a viver mais que os outros. A longevidade média daqueles que compartilham o hábito de consumir quantidades moderadas de bebida com seus parceiros amorosos costuma ser maior do que a de casais que bebem excessivamente, de duplas que não bebem e de cônjuges que mantém descompasso entre os hábitos alcóolicos. Leia também Saúde Consumo exagerado de álcool pode causar doença silenciosa. Entenda Saúde Consumo de álcool pode diminuir com o uso de Ozempic, aponta pesquisa Pouca vergonha O que parar de beber álcool pode fazer pela minha vida sexual? Saúde Xô, ressaca! 5 receitas de sucos detox para quem exagerou no álcool A investigação foi feita usando informações de 4,6 mil casais que responderam ao levantamento Health and Retirement Study (HRS). Os respondentes tinham mais de 50 anos e estavam em relações estáveis. “Também descobrimos que casais que bebem juntos tendem a ter melhor qualidade de relacionamento, e isso pode ser explicado porque aumenta a intimidade e o companheirismo”, detalhou a sociológa Kira Birditt, que chefiou o estudo, em entrevista ao site da universidade. O estudo foi publicado em 2023 na revista acadêmica The Gerontologist. Para os pesquisadores, a concordância em relação ao consumo de álcool pode ser um reflexo da compatibilidade dos parceiros, da intimidade e da satisfação no relacionamento. happy hour cerveja álcool bebida Pesquisa de 2023 aponta que sete em cada 10 brasileiros que abusa da bebida acha que bebe moderadamente Reprodução/Internet Brinde – bebida alcoólica Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro Yellow Dog Productions/Getty Images Cerveja sem álcool Getty Images Voltar Progredir 0 Embora a pesquisa pareça uma recomendação para aumentar as oportunidades de confraternização alcóolica, é preciso ter cuidado, pois o uso constante de álcool traz riscos à saúde bem documentados. A própria autora da pesquisa aponta os limites do estudo. “A definição de beber é ampla, examinando se um dos participantes havia bebido ou não nos últimos três meses. Além disso, não sabemos por que o consumo está associado a uma melhor taxa de sobrevivência, pode apenas ser um resultado associado. Temos que avaliar como é o dia a dia deles para resultados mais claros”, pondera Kira Birditt. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Cinco formas de tornar sua caminhada diária um exercício mais eficaz 19 de dezembro de 2024 *O artigo foi escrito pelo leitor sênior de fisiologia do exercício Jack McNamara, da University of East London, na Inglaterra, e publicado na plataforma The Conversation Brasil. A atividade física não precisa ser complicada. Até mesmo uma caminhada diária rápida de dez minutos pode proporcionar uma série de benefícios à… Read More
Notícias Estresse metabólico pode aumentar a produção de insulina no sangue 24 de junho de 2025 Pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, identificaram que o gene REDD2, ativado por estresse metabólico, prejudica as células β (beta) do pâncreas responsáveis pelo controle de açúcar no sangue e pela produção de insulina. O estudo foi publicado em maio no Journal of Biological Chemistry. A descoberta pode… Read More
Notícias HPV: o que é, quais os sintomas e riscos de não tratar o vírus 6 de setembro de 20236 de setembro de 2023 O papilomavírus humano (HPV) é um dos vírus mais comuns na população mundial. Uma pesquisa realizada por cientistas do Instituto Catalão de Oncologia, na Espanha, e publicada na edição de setembro da revista científica The Lancet, revelou que o HPV atinge ao menos um em cada três homens. Apesar de… Read More