Alimentação pode influenciar sintomas da psoríase, aponta estudo Ouvir 19 de julho de 2025 Um novo estudo reforça que o que vai ao prato pode influenciar diretamente na nossa saúde. Publicada em fevereiro no British Journal of Nutrition, a pesquisa aponta que dietas com perfil inflamatório, baseadas em produtos ultraprocessados, carnes vermelhas e açúcar simples, estão associadas a quadros mais severos de psoríase. Já padrões alimentares saudáveis podem ajudar a reduzir os sintomas. A psoríase é uma doença inflamatória crônica que provoca placas ou manchas ressecadas na pele, comuns em regiões como braços e cotovelos. Entre os fatores de risco modificáveis estão o tabagismo, o consumo de álcool e a obesidade. “Os sintomas costumam ser recorrentes e intermitentes e, embora o papel da alimentação nesse contexto ainda não seja totalmente esclarecido, é um tema de crescente interesse científico”, afirma a dermatologista Barbara Miguel, do Einstein Hospital Israelita. Segundo a especialista, estudos observacionais anteriores já haviam mostrado que dietas com perfil mais inflamatório estariam associadas à piora do quadro clínico. Leia também Saúde Psoríase: entenda doença que afeta o couro cabeludo de Beyoncé Claudia Meireles Psoríase: dermatologista recomenda 6 passos para aliviar coceiras Guilherme Amado Brasil pode ter desabastecimento de remédio contra psoríase Saúde Como a psoríase pode prejudicar o equilíbrio emocional e o coração Melhores dietas para controlar a psoríase A nova pesquisa analisou 257 adultos com psoríase. Eles preencheram questionários detalhados sobre adesão a diferentes padrões alimentares, como a dieta mediterrânea, a DASH (voltada ao controle da hipertensão), dietas à base de vegetais e até aquelas pouco saudáveis. Em seguida, os dados foram cruzados com ferramentas validadas para mensurar a gravidade da doença dermatológica. O resultado revela uma associação clara: quanto mais saudável o padrão alimentar, mais leves tendem a ser os sintomas. “Essa relação é coerente com o que já sabemos sobre a fisiopatologia da psoríase. Trata-se de uma doença inflamatória crônica e imunomediada, e a dieta é um fator ambiental com potencial de modular processos inflamatórios sistêmicos”, observa Barbara Miguel. Uma alimentação rica em frutas, vegetais, oleaginosas, fibras e alimentos minimamente processados é abundante em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que poderiam ajudar no controle da psoríase. Por outro lado, dietas ricas em gorduras saturadas, carnes processadas e ultraprocessados favorecem a inflamação crônica, associada a uma piora não só da psoríase, mas também de outras doenças inflamatórias. A alimentação não substitui o tratamento médico nem as terapias medicamentosas já consolidadas no tratamento da psoríase. Mas pode potencializar os resultados e ajudar a controlar comorbidades frequentemente associadas, como a síndrome metabólica e o risco cardiovascular. “A alimentação saudável passa a ser vista não como um coadjuvante, mas como parte integrante do plano terapêutico, principalmente em pacientes com sobrepeso ou obesidade, condição que sabidamente agrava o quadro inflamatório da psoríase”, destaca a dermatologista do Einstein. Para ela, a pesquisa reforça a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, que leve em conta não apenas a pele, mas também os hábitos de vida do paciente. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Nutricionista aponta os benefícios da manga para a saúde 11 de maio de 2024 Saborosa, versátil e poderosa quando se trata de benefícios à saúde. Estamos falando da manga, fruta nativa do sul e do sudeste asiático introduzida com sucesso no Brasil. Tanto que, por aqui, é uma das frutas mais populares da nossa alimentação. Leia também Saúde Banana: saiba o que acontece com… Read More
Notícias Sente dor na lombar durante os treinos? Conheça as possíveis causas 29 de dezembro de 2023 Homens e mulheres de qualquer faixa etária estão sujeitos a dores na lombar. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 80% da população mundial vai ter esse problema em algum momento da vida. “Primeiro você tem que saber identificar quando é o cansaço, fadiga ou fisgada de algo… Read More
Matcha: confira 8 benefícios do famoso chá termogênico e antioxidante 7 de janeiro de 2026 Entenda o que é o matcha, como fazer e o que a bebida tradicional pode oferecer de positivo para o organismo Read More