Pedalar, por si só, já é uma prática saudável e gratificante. Além disso, é um exercício aeróbico que contribui para a queima de calorias e auxilia na perda de peso.
Então, é comum ressaltar que andar de bicicleta emagrece, no entanto, existem vários outros benefícios valiosos para nosso organismo e qualidade de vida.
Para saber quais são e ainda conferir dicas para uma atividade mais eficiente, continue a leitura!
Andar de bicicleta emagrece? Uma pergunta comum
Andar de bicicleta é uma forma eficaz de exercício físico que pode contribuir para a perda e manutenção de peso corporal. Isso porque, quando você pedala, aciona vários grupos musculares, o que gera um aumento do gasto energético.
Além disso, essa atividade é classificada como aeróbica, o que significa que eleva a frequência cardíaca e, consequentemente, contribui para a queima de gordura corporal.
A depender dos objetivos de cada pessoa, o questionamento poder ser ainda mais específico:
”Andar de bicicleta emagrece que parte do corpo?”
Bem, pernas, glúteos e abdômen são os grupos musculares mais ativados durante a pedalada, o que pode levar a uma redução mais significativa de gordura nessas áreas ao longo do tempo.
Mas, no geral, o número de calorias queimadas ao praticar esse exercício depende de fatores como intensidade da atividade física, duração e peso corporal.
Seja para redução ou manutenção de peso, é importante contar com um acompanhamento nutricional para otimizar os resultados e garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais, até mesmo para ter um bom desempenho nos treinos com a bicicleta.
Quais são os benefícios de andar de bicicleta?
Os benefícios de andar de bicicleta vão muito além do emagrecimento. A prática do ciclismo traz contribuições diversas para a saúde e o bem-estar físico e emocional. Entre elas, podemos destacar:
Ajuda a combater a insônia
A prática regular de exercícios, como andar de bicicleta, pode contribuir para a melhora da qualidade do sono.
Isso ocorre porque o exercício físico ajuda a regular os ciclos de sono-vigília do corpo, o que promove um sono mais profundo e reparador durante a noite.
O ciclismo também pode reduzir consideravelmente os níveis de estresse e ansiedade, fatores que estão associados à insônia.
Esse benefício é muito relevante, ainda mais no cenário brasileiro, no qual 72% das pessoas sofrem de insônia e outras doenças relacionadas ao sono, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Não que andar de bicicleta seja a solução mágica para esse problema, mas pode ser um componente valioso de um estilo de vida saudável que ajuda a combater distúrbios do sono.
Favorece a redução de celulite e flacidez
Lembra que mencionamos que glúteos, pernas e abdômen são os grupos musculares mais ativados ao andar de bicicleta?
Pois bem, além de serem as partes que podem apresentar maior variação quanto à composição corporal (menos gordura, mais massa magra), também podem ter uma melhora no que se refere à celulite e flacidez.
Portanto, ao adotar o ciclismo como parte de sua rotina de exercícios, você também estará trabalhando para obter uma aparência mais tonificada e firme nessas regiões do corpo.
Otimiza a circulação sanguínea
Exercícios aeróbicos, como o ciclismo, aumentam o fluxo sanguíneo para os músculos em atividade, o que melhora a circulação sanguínea em todo o corpo.
Esse processo promove a saúde cardiovascular e auxilia na recuperação muscular, uma vez que contribui para o transporte de oxigênio e nutrientes aos tecidos.
Ajuda a regular a glicemia
Outro benefício do ciclismo é que ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.
Durante atividades físicas, os músculos usam a glicose como fonte de energia e isso auxilia na redução dos níveis de açúcar no sangue.
Leia também: Benefícios do Spinning: conheça 7 deles com a Nutrify
Dicas para perder peso pedalando
Agora que você já sabe que andar de bicicleta pode trazer diversos benefícios, incluindo ajudar a emagrecer, confira algumas dicas de como otimizar os resultados:
Comece devagar
Se você é iniciante no ciclismo, comece com percursos mais curtos e em intensidade moderada.
Aumente gradualmente a duração e intensidade à medida que sua resistência e condicionamento físico melhoram.
Invista no equipamento adequado
Ter uma bicicleta adequada ao seu tamanho e tipo de terreno em que pretende pedalar é fundamental para garantir conforto e eficiência durante os treinos.
Roupas confortáveis e sapatos apropriados para pedalar tornam a prática muito mais confortável e segura.
Incorpore treinos intervalados
Os treinos intervalados alternam períodos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade ou descanso.
Procure utilizar essa técnica para aumentar a queima de calorias (se esse for seu objetivo) e melhorar a capacidade cardiovascular.
Eleve a distância progressivamente
Com o tempo de prática, a tendência é que você ganhe confiança e resistência. Assim, é possível elevar a distância gradualmente.
Dessa forma, você consegue desafiar o seu corpo e contribuir para a melhora do desempenho, gasto energético e benefícios associados.
Mantenha uma dieta equilibrada
A alimentação é um dos pilares para alcançar os seus objetivos de controle ou perda de peso e manter-se saudável.
Priorize alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos, para fornecer energia ao seu corpo durante os treinos.
Mas lembre-se de contar com acompanhamento profissional (nutricionista ou médico) para personalizar a rotina alimentar conforme as suas necessidades.
Leia também: Rotina de cuidado com a saúde: nutrientes e compostos bioativos
Quanto tempo devo andar de bicicleta para emagrecer?
No geral, é recomendável pedalar de 30 a 60 minutos por dia, em torno de 3 a 5 vezes por semana para obter resultados significativos. Contudo, a duração ideal varia conforme o nível de condicionamento físico, objetivos de perda de peso e disponibilidade de tempo.
Por exemplo, enquanto 30 a 60 minutos por dia podem ser adequados para algumas pessoas, outras podem se beneficiar de sessões mais curtas ou mais longas.
O ideal é contar com o suporte de um profissional de educação física para definir a estratégia de treinamento mais adequada aos seus objetivos.
Esse profissional irá elaborar um plano de exercícios personalizado que leve em conta todos os fatores necessários para garantir a sua segurança e bem-estar durante o processo.
É imprescindível que pessoas com questões de saúde preexistentes, dores articulares, ou que estão sedentárias há muito tempo não iniciem a prática do ciclismo sem conhecimento de seu médico.
Cuidado com a segurança ao pedalar e equipamentos necessários
Entendeu que andar de bicicleta pode ajudar a emagrecer, a melhorar sua saúde e bem-estar e quer começar a praticar? Lembre-se de priorizar a segurança e utilizar os equipamentos necessários, como:
- capacete;
- luvas;
- óculos;
- calçados apropriados;
- roupas adequadas.
Além disso, verifique regularmente se sua bicicleta está em boas condições de funcionamento, respeite as regras de trânsito e mantenha a atenção ao seu trajeto e entorno. Evite, por exemplo, fazer fotos ou vídeos com o celular enquanto pedala, especialmente, se estiver iniciando na prática.
Com uma abordagem segura e consciente, você pode desfrutar dos benefícios do ciclismo para corpo e mente enquanto trabalha para alcançar seus objetivos de perda de peso ou condicionamento físico
Conclusão
Andar de bicicleta é uma atividade versátil e cheia de benefícios, emagrecer é apenas um deles.
Além de contribuir para a manutenção do peso corporal, o ciclismo fortalece a musculatura, melhora o condicionamento cardiovascular, reduz o estresse e proporciona uma sensação de bem-estar geral.
Portanto, vale a pena encarar o ciclismo tanto como uma maneira de regular o peso, como também de manter um estilo de vida ativo, que pode transformar sua saúde a longo prazo.
Gostou deste conteúdo? Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar no blog da Nutrify!
Referências bibliográficas
Mersy DJ. Health benefits of aerobic exercise. Postgrad Med. 1991 Jul;90(1):103-7, 110-2. doi: 10.1080/00325481.1991.11700983. PMID: 2062750. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2062750/. Acesso em 08 de maio de 2024;
Oja P, Titze S, Bauman A, de Geus B, Krenn P, Reger-Nash B, Kohlberger T. Health benefits of cycling: a systematic review. Scand J Med Sci Sports. 2011 Aug;21(4):496-509. doi: 10.1111/j.1600-0838.2011.01299.x. Epub 2011 Apr 18. PMID: 21496106. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21496106/. Acesso em: 08 de maio de 2024.
O post Andar de bicicleta emagrece? Vá além dessa questão e veja todos os benefícios da prática apareceu primeiro em Blog Nutrify.