Cientistas apontam café da manhã ideal para a saúde do coração Ouvir 11 de dezembro de 2024 Pela primeira vez, especialistas avaliaram como a composição do café da manhã impacta a saúde cardíaca. O estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisas do Hospital del Mar, de Barcelona, na Espanha, e está publicado no Journal of Nutrition, Health and Aging. Os pesquisadores acompanharam 383 voluntários, com idades entre 55 e 75 anos, que participam de um ensaio clínico que compara a dieta mediterrânea com outros protocolos alimentares. Para analisar os efeitos do café da manhã sobre o risco cardíaco, durante três anos, eles observaram a saúde dos participantes que estavam obesos ou acima do peso. Leia também Saúde Alimentos ricos em potássio reduzem a pressão arterial. Saiba quais Saúde Veja alimentos típicos de Natal que podem causar queimação no estômago Vida & Estilo Veja alimento com mais proteína que o ovo e que fortalece os músculos Saúde Conheça alimento da ceia que é excelente fonte de proteína vegetal Os resultados mostraram que os participantes que concentraram de 20 a 30% da ingestão diária de calorias no café da manhã tiveram resultados melhores em relação ao controle de peso, ao IMC e à circunferência abdominal, na comparação com aqueles que comeram mais ou menos que isso. Café da manhã fit A mesma ingestão de calorias também foi associada a níveis significativamente mais baixos de triglicerídeos e níveis mais altos de colesterol HDL, também chamado de colesterol bom. Além da quantidade de calorias, a qualidade do cardápio pesou para o resultado favorável. Os melhores índices foram alcançados pelos participantes que comiam quantidades certas de proteína, gorduras de alto valor, fibras e minerais, como potássio e ferro. “O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas o que e como você come importa. Comer quantidades controladas — nem muito nem pouco — e garantir uma boa composição nutricional é crucial. Nossos dados mostram que a qualidade está associada a melhores resultados de fatores de risco cardiovascular. É tão importante tomar café da manhã quanto ter um café da manhã de qualidade”, afirmou Álvaro Hernáez, pesquisador do Instituto de Pesquisa do Hospital del Mar, CIBER para Doenças Cardiovasculares (CIBERCV) e professor da Faculdade de Ciências da Saúde de Blanquerna na Universidade Ramon Llull. Sugestões de nutricionistas Nutricionistas ouvidos pelo Metrópoles apontaram como elaborar cardápios saudáveis de café da manhã. Em entrevista anterior, a nutricionista Aline Xavier Maboni recomendou uma versão do café tradicional do brasileiro com melhor balanço nutricional. “Um pão francês com ovos e queijo branco mais alguma fruta, como mamão”, diz ela. O nutricionista Leandro Rodrigues ressaltou a importância de evitar alimentos com açúcar e gordura na primeira refeição do dia. “O essencial é mantermos a nossa alimentação o mais natural possível, evitando os ultraprocessados”, afirmou. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias “Bebês Ozempic”: remédios para perda de peso aumentam a fertilidade? 2 de abril de 2024 Mulheres têm contado nas redes sociais que engravidaram acidentalmente enquanto tomavam remédios que provocam a perda de peso, como o Ozempic, fabricado pela Novo Nordisk, e o Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly. Os relatos incluem desde pessoas que usavam pílula anticoncepcional quando descobriram a gravidez até as que tinham problemas… Read More
Como o acúmulo de gordura no fígado se tornou uma epidemia global 17 de outubro de 2024 * Artigo escrito pela endocrinologista Maria Fernanda Barca, integrante do grupo de Tireoide do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O texto foi originalmente publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation Brasil. – Eu sou seu fígado. Estou sendo prejudicado pelo excesso… Read More
Notícias Quantos orgasmos por mês são necessários para manter a saúde? 18 de janeiro de 2024 Além de o orgasmo representar o auge do prazer, estudos indicam que ele está relacionado a diversos benefícios para a saúde, que vão desde a prevenção de doenças cardíacas ao câncer de próstata. A ciência não sabe exatamente qual é a rotina mínima mensal para ter uma vida sexual saudável,… Read More