Tanto o suplemento de Colágeno como o de Whey Protein são suplementos muito conhecidos e populares. Ambos são proteínas que desempenham funções essenciais no corpo, mas dependendo do tipo podem existir diferenças. A seguir vamos explorar os principais benefícios entre eles:
Colágenos
O colágeno é uma proteína estrutural que compõe grande parte dos tecidos conectivos no corpo, incluindo pele, ossos, tendões, cartilagem e ligamentos. Possui aminoácidos predominantes como a Prolina, glicina e hidroxiprolina. Esses aminoácidos são essenciais para a formação e manutenção dos tecidos conectivos.
Na literatura existem diversos tipos de colágeno, com os tipos I, II e III sendo os mais comuns.
Colágeno tipo BodyBalance possui uma tecnologia empregada para isolar peptídeos com ação específica e essa patente que apresenta ação comprovada na musculatura. Atua na manutenção da massa muscular, contribuindo na redução da perda do musculo devido ao processo de envelhecimento, conhecido como sarcopenia.
Whey protein
É um suplemento proteico extraído do soro leite, subproduto da produção de queijo. Contém todos os aminoácidos essenciais, incluindo altas concentrações de leucina, isoleucina e valina, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), que são cruciais para a síntese muscular, considerada uma fonte proteica de alto valor biológico, ou seja, o corpo tem um bom aproveitamento desse nutriente. Os tipos encontrados no mercado são o Whey Protein Concentrado (WPC), Whey Protein Isolado (WPI) e Whey Protein Hidrolisado (WPH), com diferentes graus de processamento e concentração de proteínas.
Então o colágeno e whey protein são boas fontes de proteínas?
Sim, são boas fontes já que o corpo precisa do consumo adequado de proteínas para fortalecer músculos, tecidos, pele, ossos e diversas outras funções. Os suplementos facilitam o acesso adequado e aproveitamento do nutriente no corpo. Mas é essencial avaliar além da matéria prima utilizada, a concentração por dose e o objetivo a se atingir com a suplementação.
Então podemos substituir o whey protein por colágeno?
Tudo depende do objetivo e a estratégia nutricional utilizada. Em casos de hipertrofia, o whey protein poderá ser recomendado já que possui maior concentração e oferta de aminoácidos importantes para a síntese proteica, mas para quem apresenta restrições ou algum desconforto com o whey protein, pode fazer o uso de suplementos de colágeno desenvolvidos para a massa muscular, como no caso do tipo BodyBalance.
Fonte: Priscila Gomes – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Priscila Gomes é nutricionista registrada CRN-3 29036 pós graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP centro de Nutrição Funcional. Atua na área de marketing nutricional, esportiva e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipes em diferentes estados do Brasil e desenvolve conteúdos técnico científicos.
https://blog.iberomagistral.com.br/bodybalance-uma-abordagem-inovadora-contra-a-sarcopenia
https://www.gelita.com/sites/default/files/documents/2017-06/FOLDER%20BODYBALANCE_PT%20WEB%20%286p%29%20_1.pdf
The post Colágeno X whey protein: Qual a diferença? appeared first on Blog Mundo Verde.