Estudo cria dieta personalizada com IA que reduz risco de demência Ouvir 18 de julho de 2025 Mais de 55 milhões de pessoas vivem com demência no mundo, e esse número deve crescer nas próximas décadas, segundo estimativas globais de saúde. Com os tratamentos ainda limitados, pesquisadores têm voltado esforços para encontrar formas eficazes de prevenção. Agora, um novo estudo propõe o uso da inteligência artificial para identificar uma dieta capaz de reduzir o risco da doença. O que é demência? Demência é um conjunto de sinais e sintomas, incluindo esquecimentos frequentes, repetição de perguntas, perda de compromissos ou dificuldade em lembrar nomes. Atualmente, o SUS oferece diagnóstico e tratamento multidisciplinar para pessoas com demência, incluindo Alzheimer, em centros de referência e unidades básicas de saúde. Um diagnóstico precoce permite ações terapêuticas que podem retardar sintomas, aliviar a carga familiar e melhorar a qualidade de vida. Dados do Ministério da Saúde mostram que até 45% dos casos de demência podem ser prevenidos ou retardados. Desenvolvida por cientistas da Universidade Fudan, da Universidade de Zhejiang, na China, e de outros institutos internacionais, a intervenção alimentar foi batizada de Modern (sigla em inglês para Intervenção Dietética Otimizada com Aprendizado de Máquina contra o Risco de Demência). “Nosso estudo foi motivado pela necessidade urgente de estratégias eficazes de prevenção da demência, especialmente à luz das opções limitadas de tratamento disponíveis atualmente”, afirmou o professor Jintai Yu, autor do artigo, em comunicado. Os resultados foram publicados na revista Nature Human Behavior em 2 de julho. Como funciona a dieta Modern? Para desenvolver o experimento, os cientistas analisaram dados alimentares e de saúde de mais de 185 mil pessoas no Reino Unido, por meio do UK Biobank, um dos maiores bancos de dados biomédicos do mundo. A equipe utilizou algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões alimentares associados à proteção cerebral. “Entre os algoritmos que testamos, incluindo XGBoost e Random Forest, o LightGBM demonstrou desempenho superior”, explicou o professor Jia You, coautor do artigo. Leia também Saúde Estudo relaciona quatro dietas a uma chance 28% menor de ter demência Saúde Pessoas com demência vivem mais hoje do que há 20 anos, aponta estudo Saúde 7 hábitos para ajudar a prevenir as síndromes demenciais Saúde Demência: 3 sinais além do esquecimento A partir dessa análise, os pesquisadores criaram uma pontuação alimentar prática, que incentiva o consumo moderado de alimentos benéficos para o cérebro, como folhas verdes e frutas vermelhas, e restringe itens prejudiciais, como bebidas açucaradas. Resultados da pesquisa De acordo com o estudo, a dieta Modern mostrou efeitos mais protetores do que outros padrões alimentares já conhecidos, como a dieta MIND, voltada à prevenção de doenças neurodegenerativas. “Em três coortes independentes de validação externa, os participantes do grupo com a dieta MODERN com maior pontuação apresentaram um risco 36% menor de demência do que aqueles do grupo com a menor pontuação”, afirmou a pesquisadora Sijia Chen, primeira autora do artigo. Segundo ela, análises biológicas indicaram mecanismos neuroprotetores plausíveis, incluindo maior integridade estrutural do cérebro e menor inflamação neurológica. Os autores planejam, agora, testar a dieta em ensaios clínicos randomizados para confirmar seus efeitos e, futuramente, incluí-la em diretrizes de saúde pública. “No futuro, pretendemos validar a dieta em diversas populações. Nosso objetivo de longo prazo é desenvolver uma estrutura alimentar unificada e baseada em evidências, projetada especificamente para promover a saúde do cérebro e prevenir doenças neurológicas”, disse o professor Yu. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Jejum Intermitente: Um Guia Completo para Iniciantes 16 de julho de 202516 de julho de 2025 O jejum intermitente tem ganhado popularidade nos últimos anos devido aos seus benefícios potenciais para a saúde, incluindo perda de peso, melhoria da sensibilidade à insulina e aumento da longevidade. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como incorporar o jejum intermitente em sua rotina diária. Neste post, vamos… Read More
Notícias Faustão: como é feita a reabilitação após transplante cardíaco 14 de setembro de 2023 O apresentador Fausto Silva recebeu alta do hospital Albert Einstein, em São Paulo, no último domingo (10/9), depois de mais de um mês internado. De volta à sua casa, Faustão iniciará a etapa de reabilitação pós-transplante, que tem como objetivo promover a adaptação do novo coração ao corpo do comunicador…. Read More
Cientistas criam tecnologia que ilumina tumores para tratar câncer 16 de março de 2026 Tecnologia com nanopartículas ativadas por luz permite localizar tumores e pode ajudar no tratamento de câncer Read More