Exagerou na ceia? Conheça 5 receitas caseiras para aliviar a azia Ouvir 25 de dezembro de 2023 A azia é o sintoma de queimação que vai desde a boca do estômago até a garganta. No dia seguinte a uma comilança como a das ceias natalinas, é comum sentir essa sensação. Entre as causas mais comuns para azia estão: Comer rápido demais e não mastigar bem os alimentos; Comer e dormir na sequência; Ingerir grande quantidade de comida de uma vez só; Abusar de refeições condimentadas; Tabagismo; Alcoolismo. A sensação de queimação normalmente é provocada pela dificuldade de digestão e pelo refluxo, que acontece quando o conteúdo que está no estômago, acaba subindo até o esôfago. “As ceias de fim de ano, seja pelo horário e pelo tipo de comida e quantidade, costumam causar azia. No entanto, após a digestão, a sensação passa”, explica o médico Samuel Dalle Laste, da clínica Dalle Laste. Caso a azia seja um sintoma persistente ou dure mais do que 15 dias, o paciente deve buscar orientação médica para investigar a causa. Leia também Vida & Estilo Veja chá que emagrece, acalma o estômago e reduz o inchaço Claudia Meireles Nutricionista diz qual é o perigo nº1 de treinar com o estômago vazio Saúde Dor no estômago pode não ter relação com o órgão, alerta médico Saúde Paula Borgo: saiba os sintomas do câncer de estômago que matou a atleta Para resolver um incômodo ocasional, existem receitas caseiras à base de folhas e raízes. Se você exagerou na ceia e amanheceu com azia no dia seguinte, confira alguns remédios caseiros aprovados pelo médico: 1. Omeprazol caseiro “A couve misturada com babosa ajuda a acalmar o estômago, sendo chamada, inclusive, de omeprazol caseiro”, orienta o médico. Para fazer esse remédio, basta bater uma folha de couve manteiga com um pouquinho de água no liquidificador, e adicionar duas colheres do gel da babosa. A mistura deve ser bebida em jejum logo de manhã. 2. Chá de gengibre O gengibre combate a inflamação no estômago, reduzindo a sensação de queimação. O ideal é prepara um chá, usando 1 cm de gengibre e água quente. 3. Bicarbonato de sódio com água Uma forma de equilibrar a acidez do estômago é usar bicarbonato de sódio. Uma colher e meia da substância combinada com água tem propriedades alcalinizantes. Significa que o bicarbonato neutraliza o ácido e reduz a queimação da parede gástrica. 4. Chá de espinheira-santa A espinheira-santa é uma planta que combate a indigestão, os gases e as dores abdominais. Ela deve ser consumida na forma de chá, que é preparado mergulhando uma colher de folhas secas em 150 ml de água fervendo. 5. Chá de alecrim “O chá de alecrim tem poder cicatrizante no estômago. Ele pode ser usado para regenerar parede gástrica”, afirma Laste. Para preparar a bebida, use dois ramos de alecrim em 150 ml de água fervendo. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
O que há por trás da onda de desconfiança sobre flúor na água 7 de julho de 2025 Durante décadas, o flúor na água foi celebrado como um marco na saúde pública mundial. Desde que a cidade de Grand Rapids, em Michigan (EUA), se tornou pioneira na fluoretação, em 1945, a prática ganhou o mundo como uma estratégia eficaz, segura e acessível para combater uma das doenças mais… Read More
Notícias Carne de laboratório é feita com células cancerosas? Entenda polêmica 9 de outubro de 2023 Uma nova empresa alemã de carne in vitro deu os primeiros passos para levar às prateleiras dos supermercados salsichas cultivadas em laboratório a partir de células animais. Em meados de setembro, The Cultivated B iniciou as primeiras negociações com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar para aprovação para venda… Read More
Criança perde olho após ser atingida por estilhaços de vape 15 de outubro de 2024 Uma garotinha perdeu o olho direito após a explosão de um objeto que, segundo seus familiares, seria a bateria de um vape. O caso ocorreu em Dublin, na Irlanda. Ruby Grainger, de 7 anos, estava caminhando nas proximidades de sua casa quando houve uma explosão ainda sem causas esclarecidas e… Read More