Exagerou na ceia? Conheça 5 receitas caseiras para aliviar a azia Ouvir 25 de dezembro de 2023 A azia é o sintoma de queimação que vai desde a boca do estômago até a garganta. No dia seguinte a uma comilança como a das ceias natalinas, é comum sentir essa sensação. Entre as causas mais comuns para azia estão: Comer rápido demais e não mastigar bem os alimentos; Comer e dormir na sequência; Ingerir grande quantidade de comida de uma vez só; Abusar de refeições condimentadas; Tabagismo; Alcoolismo. A sensação de queimação normalmente é provocada pela dificuldade de digestão e pelo refluxo, que acontece quando o conteúdo que está no estômago, acaba subindo até o esôfago. “As ceias de fim de ano, seja pelo horário e pelo tipo de comida e quantidade, costumam causar azia. No entanto, após a digestão, a sensação passa”, explica o médico Samuel Dalle Laste, da clínica Dalle Laste. Caso a azia seja um sintoma persistente ou dure mais do que 15 dias, o paciente deve buscar orientação médica para investigar a causa. Leia também Vida & Estilo Veja chá que emagrece, acalma o estômago e reduz o inchaço Claudia Meireles Nutricionista diz qual é o perigo nº1 de treinar com o estômago vazio Saúde Dor no estômago pode não ter relação com o órgão, alerta médico Saúde Paula Borgo: saiba os sintomas do câncer de estômago que matou a atleta Para resolver um incômodo ocasional, existem receitas caseiras à base de folhas e raízes. Se você exagerou na ceia e amanheceu com azia no dia seguinte, confira alguns remédios caseiros aprovados pelo médico: 1. Omeprazol caseiro “A couve misturada com babosa ajuda a acalmar o estômago, sendo chamada, inclusive, de omeprazol caseiro”, orienta o médico. Para fazer esse remédio, basta bater uma folha de couve manteiga com um pouquinho de água no liquidificador, e adicionar duas colheres do gel da babosa. A mistura deve ser bebida em jejum logo de manhã. 2. Chá de gengibre O gengibre combate a inflamação no estômago, reduzindo a sensação de queimação. O ideal é prepara um chá, usando 1 cm de gengibre e água quente. 3. Bicarbonato de sódio com água Uma forma de equilibrar a acidez do estômago é usar bicarbonato de sódio. Uma colher e meia da substância combinada com água tem propriedades alcalinizantes. Significa que o bicarbonato neutraliza o ácido e reduz a queimação da parede gástrica. 4. Chá de espinheira-santa A espinheira-santa é uma planta que combate a indigestão, os gases e as dores abdominais. Ela deve ser consumida na forma de chá, que é preparado mergulhando uma colher de folhas secas em 150 ml de água fervendo. 5. Chá de alecrim “O chá de alecrim tem poder cicatrizante no estômago. Ele pode ser usado para regenerar parede gástrica”, afirma Laste. Para preparar a bebida, use dois ramos de alecrim em 150 ml de água fervendo. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
MG: saiba mais sobre bactérias relacionadas às mortes de 3 crianças 26 de outubro de 2023 A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Fundação Ezequiel Dias (Funed), investiga três mortes de crianças registradas em São João del-Rei (MG), que podem estar relacionados à contaminação por bactérias Streptococcus. As crianças tinham 3, 9 e 10 anos de idade. As mortes ocorreram… Read More
Notícias Doação de sangue: os principais pontos que você precisa saber 15 de janeiro de 2025 A doação de sangue é um procedimento que salva vidas e é bastante simples de fazer. Basta ir a um banco de sangue (em alguns locais é preciso agendar) e não vai demorar muito tempo. Contudo, muitas pessoas ainda têm receio por acreditarem que pode haver algum perigo ao doar… Read More
7 receitas ricas em proteínas para o lanche da tarde 4 de junho de 2025 O lanche da tarde é uma oportunidade perfeita para reabastecer o corpo com nutrientes essenciais e manter os níveis de energia durante o resto do dia. Quando se trata de escolher comidas saudáveis, é importante garantir que elas sejam equilibradas e contenham uma boa quantidade de proteínas, fundamentais para a… Read More