Os florais são extratos líquidos naturais de plantas e flores que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais.
Em meados de 1930, após 20 anos de pesquisa, o médico inglês Edward Bach concluiu que os problemas de saúde frequentemente se originavam nas emoções, e que sentimentos reprimidos podem emergir como conflitos mentais e evoluir para doenças físicas. Desta forma, desenvolveu essências que ajudam a restabelecer o equilíbrio das emoções, fortalecendo a relação entre mente e corpo.
Os florais são substâncias que podem complementar tratamentos de saúde convencionais, ajudando na prevenção de doenças ao equalizar questões relacionadas à personalidade, e não às condições físicas.
Diante disso, esse médico desenvolveu 38 essências naturais extraídas de flores e plantas para tratar e prevenir desequilíbrios emocionais. Onde em seu entendimento, esses 38 tipos cobririam todos os aspectos da natureza humana e todos os estados de espírito negativos como ansiedade, nervosismo, depressão, aumento do sistema imunológico, melhora da qualidade do sono, entre vários outros males.
Para o preparo dos florais, devem-se retirar gotas da essência concentrada e misturar com de água mineral. Acrescenta-se álcool de cereais ou conhaque, para conservação da planta floral. Para melhor conservação dos fitoquímicos, encontrados na planta, utiliza-se um frasco de vidro escuro (âmbar) com conta-gotas.
A Organização Mundial da Saúde reconhece os florais de Bach como tratamento natural. No Brasil, as práticas Integrativas e Complementares do SUS — Sistema Único de Saúde — também recomendam o uso de florais.
Por se tratar de uma terapia natural, não há contraindicações e efeitos colaterais, podendo ser utilizados em crianças, gestantes, idosos, adultos e pets. Tem como vantagens, atuar junto a terapias para doenças, como ansiedade e depressão, alternativas para lidar com situações estressantes e que gerem sentimento negativo, por trabalhar com as emoções, e não a doença.
A utilização do floral é bem simples, a dosagem normalmente é de 4 gotas sublingual, 4 vezes ao dia preferencialmente nos mesmos horários.
Por fim, vale reforçar que os florais de Bach são indicados tanto para complementar tratamento de saúde convencional quanto para integrar outras terapias, e esses devem ser avaliados e prescritos por profissionais de saúde capacitados.
The post Florais: Propriedades e Benefícios appeared first on Blog Mundo Verde.