O ginseng é uma erva medicinal, que se tornou um suplemento bastante recomendado por suas capacidades energética, restauradora e anti-inflamatória.
O site Medline Plus explica que o ginseng americano (Panax quinquefolius), é considerado um adaptógeno. Os adaptógenos são substâncias que estimulam a resistência do corpo a agentes estressores físicos, ambientais e emocionais.
Além disso, a razi possui substâncias químicas chamadas ginsenosídeos: eles têm a capacidade de intervir nos níveis de insulina e reduzir o açúcar no sangue.
O ginseng também é benéfico para fortalecer o sistema imunológico, especialmente as condições do trato respiratório superior.
Benefícios na recuperação após atividade física
Um estudo publicado na revista Nutrients afirma que a raiz traz benefícios na regeneração e na renovação muscular após estímulos físicos.
Os princípios ativos do ginseng estimulam o sistema nervoso central e possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que reparam os tecidos.
Como consumir?
O ginseng pode ser consumido naturalmente, em cápsulas, comprimidos, cremes ou xaropes. As apresentações industrializadas estão disponíveis em farmácias e lojas de produtos naturais, e possuem doses concentradas da raiz.
Para acertar a dose adequada e evitar efeitos colaterais, é importante consultar um médico.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!