Jejum intermitente oferece 2 benefícios importantes contra a obesidade Ouvir 17 de janeiro de 2025 Um estudo feito por pesquisadores espanhóis revela que o jejum intermitente oferece dois benefícios importantes para pessoas com obesidade. Além de levar à perda de peso, a estratégia alimnetar melhora a regulação de alguns dos principais processos do corpo. O jejum intermitente é uma estratégia alimentar muito utilizada para o emagrecimento. O método consiste em consumir as refeições do dia em um curto período, passando a maior parte do dia sem ingerir nenhum alimento. Esse tempo costuma variar entre 12 a 16 horas. Leia também Claudia Meireles Entenda como o jejum intermitente pode contribuir para a longevidade Saúde Jejum intermitente: o que a ciência diz sobre método para emagrecer Saúde Risco de morte precoce por jejum intermitente levanta polêmica Vida & Estilo Veja se o jejum intermitente pode “atrasar” o envelhecimento celular Como foi feita a pesquisa A equipe de pesquisa da Espanha acompanhou 197 voluntários com sobrepeso ou obesidade, com idades entre 30 e 60 anos. Durante 12 semanas, os participantes seguiram a dieta mediterrânea, que consiste em alto consumo de vegetais e legumes. Além disso, todos tinham alimentação com restrição de tempo (TRE, na sigla em inglês). “TRE parece ser uma abordagem alimentar segura, bem tolerada e viável para adultos com sobrepeso ou obesidade”, relatam os pesquisadores no artigo publicado em 7 de janeiro, na revista Nature Medicine. Os participantes foram divididos em quatro subgrupos de acordo com o período em que faziam o jejum. O primeiro deveria restringir a alimentação a oito horas pela manhã e à tarde; o segundo restringir a alimentação dentro de oito horas entre a tarde e a noite; o terceiro poderia comer durante qualquer período de oito horas escolhido pelo participante; e o quarto não tinha restrições alimentares, além de seguir a dieta mediterrânea. Jejum intermitente e obesidade Depois do período de observação, os dados mostraram que os participantes que fizeram o jejum intermitente perderam, em média, de 2 a 3 kg a mais do aqueles que não seguiram a estratégia. As variações nos horários em que os subgrupos de voluntários podiam se alimentar não mostrou mudanças significativos no emagrecimento. Ao analisar a perda de gordura, os pesquisadores não encontraram diferenças na redução de tecido adiposo visceral em nenhum dos grupos. Esta é a gordura que envolve os órgãos do corpo humano e está associada à saúde cardiometabólica. Por outro lado, o subgrupo que seguiu a alimentação com restrição de tempo pela manhã e tarde reduziu o tecido adiposo subcutâneo (TAS), o tipo mais visível de gordura, localizado abaixo da pele. Além disso, os níveis de glicose desses participantes foram melhor regulados quando eles não estavam comendo e durante a noite, indicando que o corpo estava controlando a glicose de uma forma mais saudável Jejum intermitente auxilia no processo de emagrecimento Os pesquisadores concluíram que parar de comer mais cedo no dia pode dar ao corpo mais tempo para processar adequadamente os alimentos e nutrientes. Assim, eles observam que a alimentação com restrição de tempo é positiva para a dieta de pessoas com sobrepeso e obesidade. “A literatura atual sugere que o TRE é bem tolerado, tem altas taxas de adesão com efeitos colaterais mínimos e resulta em reduções modestas no peso corporal e leves melhorias na saúde cardiometabólica em indivíduos com sobrepeso ou obesidade”, concluem. Apesar disso, vale lembrar que ainda há dúvidas sobre como exatamente o jejum intermitente afeta o corpo e quais efeitos colaterais negativos podem ocorrer. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Mulher percebe joelho inchado, descobre infecção e tem perna amputada 30 de agosto de 2023 Após uma viagem de férias para as Bahamas em janeiro deste ano, a engenheira geoespacial Jennifer Barlow, 33, veterana do exército dos Estados Unidos, voltou para casa e teve um mal-estar que a deixou acamada por quatro dias. Porém, além do cansaço tradicional ao voltar de viagem, ela percebeu que seu… Read More
Uso excessivo das redes sociais eleva risco de depressão em jovens 16 de março de 2026 Estudo indica que perda de controle no uso das plataformas está ligada a mais sintomas depressivos em jovens antes dos 16 anos Read More
Notícias Chá anti-inflamatório ajuda a aliviar sintomas de ansiedade e estresse 9 de outubro de 2025 Conhecida por suas flores amarelas e uso tradicional na medicina natural, a erva-de-são-joão (Hypericum perforatum) tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. O chá preparado a partir da planta é associado à melhora do humor e à redução de sintomas leves de ansiedade, estresse e insônia. Os compostos ativos da erva atuam… Read More