Jejum pode melhorar resposta de células contra câncer, sugere estudo Ouvir 20 de junho de 2024 Pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos, apontam que uma dieta restrita, com jejum, pode ajudar o sistema imunológico a combater o desenvolvimento de tumores. Os resultados foram publicados na última sexta-feira (14/6), na revista Immunity. Leia também Saúde Jejum intermitente: veja os cuidados e benefícios da prática Vida & Estilo Descubra os melhores exercícios para fazer em jejum e queimar gordura Saúde Perder peso com jejum intermitente pode alterar funcionamento cerebral Saúde Jejum intermitente: o que a ciência diz sobre método para emagrecer A pesquisa analisou o comportamento das células natural killers (NK) de ratos expostos a um regime de jejum intermitente. As células NK são glóbulos brancos especializados em enfrentar ameaças ao corpo, como vírus. Também atuam localizando e destruindo células “defeituosas”, antes que elas deem início à formação de um tumor. A comunidade científica já sabia que, quanto mais o corpo consegue direcionar as células NK para um tumor, maiores são as chances de sobrevivência do paciente. Para fazer o estudo, os cientistas injetaram células tumorais em ratos e colocaram os animais para seguirem uma dieta com alimentação livre por cinco dias e dois períodos de 24 horas de jejum a cada semana, apenas com o consumo de água. Resultados da pesquisa Ao final do experimento, os pesquisadores relataram queda nos níveis de glicose no sangue dos ratos, desencadeando um aumento nos ácidos graxos livres. Com menos oferta de glicose, as células NK passaram a usar os ácidos graxos livres como fonte alternativa de energia. Também passaram a produzir mais citocinas, proteínas que avisam o sistema imunitário que ele precisa trabalhar. Além disso, as células NK foram expostas a altos níveis da proteína interleucina-12, também relacionada ao combate ao câncer. “Com ambos os mecanismos juntos, descobrimos que as células NK podem ser pré-preparadas para produzir mais citocinas dentro do tumor. E com essa reprogramação metabólica, elas são mais capazes de sobreviver no ambiente do tumor e se especializam para ter suas propriedades anticancerígenas melhoradas”, explicou a imunologista e autora do artigo científico, Rebecca Delconte, em comunicado à imprensa. Os pesquisadores ressaltam que a pesquisa está em fase inicial e não há evidências sobre a eficácia e segurança da estratégias em humanos. Eles alertam que nenhum regime de jejum deve ser seguido sem orientação médica. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Dengue: Takeda firma parceria para aumentar produção de vacinas 27 de fevereiro de 2024 O laboratório japonês Takeda informou, nesta terça-feira (27/2), que vai aumentar a produção da vacina contra a dengue através de uma parceria com uma fabricante indiana de vacinas, a Biological E. O número limitado de doses disponíveis é atualmente o maior entrave para a vacinação contra a dengue no Brasil,… Read More
Melasma e sol: saiba como amenizar as manchas no verão 15 de janeiro de 2024 O verão é um período de exposição ao sol. Contudo, existem alguns riscos em se expor ao sol desprotegido. A ativação de um melasma, por exemplo, é uma das consequências dos raios UV na pele sem a aplicação de filtros solares. A médica Nicolly Machado, pós-graduanda em dermatologia, explica que… Read More
Notícias Estudo analisa 280 garrafas de água e só uma não tinha microplásticos 25 de fevereiro de 2025 Uma pesquisa feita por investigadores da Universidade da Barcelona, na Espanha, analisou 280 amostras de água de 20 marcas vendidas no país europeu e descobriu que apenas uma delas era livre de microplásticos. A maioria das garrafas tinha níveis de plástico prejudiciais à saúde. Os cientistas fizeram exames químicos e… Read More