Beber água é essencial para manter a saúde. Cerca de 80% do nosso corpo é composto do líquido, e ele compõe órgãos como olhos e músculos. Porém, a cada dia, perdemos cerca de dois litros pelo suor e pela urina, que elimina as toxinas do sangue.
Para compensar toda essa perda, a indicação é tomar cerca de 1,3 a 1,8 litros de água por dia. Mais precisamente, a conta é de 35 mL do líquido a cada quilo de peso — uma pessoa de 50 kg, por exemplo, deve tomar 1,750 mL de água diariamente.
Caso o indivíduo faça exercícios físicos, esteja em locais muito quentes, ou esteja doente com febre, vômitos e diarreia, a quantidade mínima de água aumenta. Porém, não é preciso ingerir a água apenas na forma tradicional: sopas, frutas e legumes também têm o líquido e vários nutrientes ao mesmo tempo.

Sintomas da desidratação
- Sede;
- Boca seca;
- Diminuição da produção de urina;
- Urina de cor escura;
- Cansaço;
- Desânimo;
- Sensação de tontura ou vertigem;
- Fadiga;
- Pele seca e fria;
- Batimentos cardíacos acelerados.
Água demais pode ser prejudicial
Beber cinco litros ou mais dentro de poucas horas pode causar a chamada hiperidratação. Nesses casos, os rins não conseguem regular e excretar o excesso de líquido e o indivíduo pode ter edema cerebral e até morrer.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!