Você sabia que a alimentação e a nutrição têm uma relação direta com a prevenção do câncer? Uma alimentação inadequada é responsável por até 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento, como o Brasil, e por cerca de 35% das mortes causadas pela doença.
O que é Outubro Rosa?
É uma campanha Outubro Rosa é uma iniciativa que visa aumentar a conscientização da sociedade, especialmente das mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento surgiu em 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, diversos países e instituições têm participado dessa mobilização. O nome da campanha faz referência ao laço rosa, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, que incentiva a participação de pessoas, empresas e organizações.
Quais alimentos não podem faltar na dieta?
- Prefira alimentos in natura: O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que a base de uma alimentação saudável seja composta por alimentos in natura e minimamente processados, como cereais integrais, leguminosas, verduras, legumes e frutas, preferencialmente orgânicos. Esses alimentos fornecem vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e ajudam a prevenir diversas doenças degenerativas, como o câncer.
- Frutas vermelhas: Frutas como jabuticaba, cranberry, amora, framboesa, cereja e morango possuem coloração avermelhada devido à presença de antocianinas, pigmentos ricos em antioxidantes. Essas substâncias são importantes para a saúde da mulher já que são capazes de combater os danos causados pelos radicais livres, moléculas que atacam as células e podem levar ao envelhecimento e ao desenvolvimento de cânceres, incluindo o de mama.
- Oleaginosas e sementes: Amêndoas, castanha-do-Pará, castanha de caju, macadâmia, avelãs, nozes e outras oleaginosas são ricas em vitamina E, que possui ação antioxidante, sendo alimentos excelentes para o dia a dia na prevenção do câncer. Em particular, a castanha-do-Pará é uma ótima fonte de selênio, um mineral importante para a defesa do organismo e na prevenção de tumores. Sementes como chia e linhaça também são recomendadas, pois fornecem fibras e ômega-3, componentes que ajudam a prevenir o desenvolvimento de células tumorais.
Quais alimentos devem ser evitados?
Evite alimentos ultraprocessados: Embutidos como salsicha, hambúrguer, nuggets, presunto, peito de peru e paio, além de salgadinhos, biscoitos industrializados, temperos prontos e refeições congeladas, não devem fazer parte da rotina alimentar. Esses produtos, ricos em sódio, gorduras, açúcar e amidos, podem contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de desenvolvimento de pelo menos 12 tipos de câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Estudos mostram que adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, pode reduzir em até 19% a incidência de câncer de mama em mulheres. Dessa forma, o acompanhamento nutricional torna-se essencial na prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer de mama. Além disso, é fundamental consultar um médico ginecologista ao menos uma vez por ano para a realização de exames preventivos.
Fonte: Priscila Gomes – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Priscila Gomes é nutricionista registrada CRN-3 29036 pós graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP centro de Nutrição Funcional. Atua na área de marketing nutricional, esportiva e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipes em diferentes estados do Brasil e desenvolve conteúdos técnico científicos.
https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa
http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/61
The post Outubro Rosa: Quais alimentos ajudam a prevenir o câncer de mama? appeared first on Blog Mundo Verde.