“Pessoas com diabetes devem ter atenção dobrada no verão”, diz médico Ouvir 11 de janeiro de 2024 O verão combina com praia, atividades ao ar livre e cuidados redobrados com a hidratação, especialmente para as pessoas com diabetes. Elas correm maior risco de sofrer desidratação durante a estação mais quente do ano. Isso acontece porque, quando a doença não está controlada e o paciente encontra-se com a glicose alta, ele perde água mais rapidamente, contribuindo para a desidratação. Se o calor é excessivo, isso pode se potencializar. “O rim funciona como uma membrana semi-permeável. Se o sangue filtrado tem muita glicose, ele puxa água e faz com que o paciente urine mais e, com isso, ele perde muita água. Por isso, a hiperglicemia pode levar à desidratação”, explica o endocrinologista Rodrigo Lamounier, diretor do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). A diabetes é uma doença crônica que pode se manifestar de duas maneiras diferentes: deficiências na produção de insulina ou interferências na ação da substância produzida pelo organismo. A insulina é um hormônio que regula o açúcar (glicose) no sangue, fazendo o transporte dele para as células, onde será usado como energia. Leia também Saúde Diabetes tipo 1 caminha para ser considerada uma deficiência. Entenda Saúde Diabetes: nutricionista destaca hábitos saudáveis para prevenir doença Saúde Dor de garganta pode surgir mesmo no verão: saiba o que fazer Saúde Previna-se: incidência de pedra nos rins tende a aumentar 30% no verão Cuidados no verão É importante manter a hidratação adequada e controlar a glicose segundo indicação médica. Os cuidados com alimentação e atividade física são para todas as pessoas. A dieta deve ser saudável e equilibrada para ajudar a controlar a glicose, evitando especialmente o excesso de carboidratos. As pessoas com sobrepeso ou obesidade também devem evitar alimentos muito calóricos para controlar o peso, um dos fatores de risco da diabetes. É muito importante fazer atividade física adequada à condição física individual. O médico alerta que o uso correto dos medicamentos de controle da diabetes deve ser mantido durante o período de férias. “É fundamental não suspender o uso das medicações porque está de férias ou mudou a rotina. Ao contrário. Quando o paciente muda a rotina, ele precisa monitorar mais, medir mais a glicose e manter o tratamento medicamentoso regularmente”, orienta Lamounier. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Bebê nasce e morre no mesmo dia vítima da dengue no Paraná. Entenda 27 de junho de 2024 O boletim epidemiológico do Paraná publicado nessa terça (25/6) aponta que um bebê nascido em Toledo morreu horas após o parto vítima de dengue. A menina nasceu em 25 de abril e faleceu no mesmo dia. O documento também esclarece que a bebê nasceu com comorbidades e que a mãe… Read More
Personal passa por cirurgia para retirar anilha de musculação do pênis 25 de setembro de 2023 Acreditando que poderia aumentar o próprio pênis com exercícios físicos, um personal trainer indiano, de 24 anos, se envolveu em uma situação angustiante. Ele enfiou o órgão sexual flácido em uma anilha de musculação e, depois de alguns minutos, não conseguiu mais retirar. O caso foi relatado na revista Urology… Read More
Notícias VSR longo: quais são as sequelas do vírus sincicial respiratório 29 de setembro de 2023 Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus sincicial respiratório (VSR) também pode deixar sequelas nas pessoas infectadas. Os mais suscetíveis são os idosos com mais de 60 anos, que podem sofrer declínio cognitivo e prejuízos na funcionalidade no período posterior à doença. “Embora a gente veja com muito mais… Read More