Quer parar de beber refrigerante? Nutróloga explica benefícios Ouvir 29 de março de 2025 Refrigerantes são bebidas gaseificadas e açucaradas que contém enormes quantidades de corantes e conservantes. Apesar de estarem nas mesas de muitos brasileiros, eles possuem características prejudiciais para uma boa saúde, mesmo em suas versões zero açúcar. Por isso, muita gente aproveita o período de quaresma para diminuir seu consumo ou até zerá-lo. Segundo a nutróloga Andrea Sampaio, do Hospital Sírio-Libanês, há ao menos 10 benefícios que podem ser obtidos ao parar de consumir refrigerante. Confira. Leia também Saúde Refrigerante zero emagrece? Nutri explica impacto da bebida na dieta Saúde Hábito de beber refrigerante aumenta risco de derrame, mostra estudo Saúde Refrigerante zero ajuda a emagrecer? Nutricionistas respondem Saúde O que acontece no corpo de quem para de beber refrigerante todo dia Coisas que acontecem quando paramos de beber refrigerante 1. Redução de peso com prevenção ao sobrepeso e obesidade “O refrigerante possui teor elevado de açúcar. Afinal, uma lata de refrigerante de 350 ml, possui cerca de 10 colheres de chá de açúcar, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente”, garante Andrea. 2. Queda do inchaço com prevenção na hipertensão arterial “Reduz o inchaço e contribui para prevenção da hipertensão arterial, pois tanto o sódio como o açúcar, favorecem a retenção de sal e água no organismo”, relata a nutróloga. 3. Prevenção a cárie e osteoporose “Os refrigerantes possuem ácidos fosfóricos em sua composição, que competem com o cálcio no sítio de absorção, não deixando o cálcio ser absorvido favorecendo a osteoporose e cáries. Sendo assim, esse cálcio livre no sangue pode levar a formação de cálculo renal, as ‘pedras’ nos rins“, destaca. 4. Melhor funcionamento intestinal “Os refrigerantes levam ao desequilíbrio da flora intestinal, aumentando o acúmulo das bactérias patógenas (bactérias ruins), como também da inflamação, levando ao acúmulo de gases, predisposição para diarreia e constipação intestinal”, justifica. 5. Reduz o risco de câncer “Temos na composição do refrigerante sódio, açúcar, corantes, acidulantes e demais aditivos químicos, como bisfenol A, que podem contribuir com surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer. O excesso de refrigerantes favorece ao aumento de peso e a obesidade que é um risco real para câncer”, termina. Leia a notícia completa no Sport Life, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Caso raro: homem tem síndrome da “cabeça caída” causada por vício 14 de maio de 2025 Um jovem de 23 anos foi diagnosticado com uma condição rara e debilitante chamada de “síndrome da cabeça caída”, após anos de abuso de substâncias. O caso, registrado no Hospital Universitário Al-Zahra, no Irã, foi publicado em abril, na revista Clinical Case Reports, e chamou a atenção dos médicos pelo… Read More
Brasil anuncia produção nacional de vacinas e remédios avançados 26 de março de 2026 Parceria envolve Butantan e MSD, mas acesso no SUS ainda depende de aval Read More
Quatro dicas para curtir as festas de fim de ano sem engordar 13 de dezembro de 2023 Dezembro é a principal época de festividades e celebrações e, por isso, muitas vezes, as pessoas se permitem dar uma escapada de seus hábitos alimentares. Leia também Vida & Estilo Não quer pirar neste fim de ano? Saiba como a yoga pode te ajudar Saúde Veja alimentos das festas de… Read More