Açúcar na dieta pode provocar pedra nos rins, sugere estudo Ouvir 25 de janeiro de 2024 Um estudo recente acrescentou mais um motivo contra o uso exagerado do açúcar na alimentação. Realizada por cientistas da Faculdade de Medicina do Norte de Sichuan, na China, a pesquisa sustenta que dietas rica em açúcar estão relacionadas ao desenvolvimento de pedras nos rins. O trabalho foi publicado na revista Frontiers in Nutrition em agosto de 2023 e usou dados do NHANES (National Health and Nutrition Examination Survey), uma pesquisa sobre hábitos de saúde realizada entre a população dos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram informações referentes a 28 mil adultos entre os anos de 2007 e 2018. De acordo com os cientistas, as pessoas que tinham dietas mais ricas em alimentos açucarados apresentaram em média 39% mais chances de desenvolver pedras nos rins em comparação com o indivíduos que ingeriam menor quantidade de açúcar. Leia também Vida & Estilo Saiba como sua pele sinaliza o excesso de consumo de açúcar Claudia Meireles Descubra a quantidade ideal de açúcar que pode ser consumida por dia Saúde Existe açúcar saudável? Nutricionista detalha variedades do produto Claudia Meireles Veja 5 malefícios da alta ingestão de comidas açucaradas para a saúde “Esse é o primeiro estudo a relatar uma associação entre o consumo de açúcar adicionado e pedras nos rins. Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, disse a nefrologista Caroline Reigada, especialista em saúde dos rins. Caroline também reforçou que o açúcar em excesso provoca diabetes, que é uma das principais causas de insuficiência renal. 3 Cards_Galeria_de_Fotos O consumo excessivo de açúcar está diretamente ligado a sérios problemas de saúde. Comer muito doce e carboidratos, por exemplo, pode aumentar a chance de desenvolver diabetes, câncer, obesidade, entre outros ***Foto-pessoa-comendo-doce-2.jpg Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar de os malefícios do açúcar serem altamente divulgados, o Brasil é um dos países que mais consome a substância no mundo Conny Marshaus/ Getty Images ***Foto-pessoa-comendo-doce-5.jpg Os brasileiros ingerem ao menos 80g de açúcar por dia, o que é superior ao recomendado: 25g a 50g diárias, levando em consideração uma dieta de duas mil calorias Flashpop/ Getty Images ***Foto-pessoa-comendo-doce-4.jpg Segundo especialistas, o açúcar possui propriedades viciantes e acionam uma série de reações no corpo humano. Além de causar alergias, ingerir a substância em excesso pode desativar o sistema imunológico e deixar o indivíduo mais propenso a adquirir infecções Westend61/ Getty Images ***Foto-pessoa-comendo-doce.jpg O excesso de açúcar no corpo faz com que a glicemia dispare e, após um tempo, despenque. Além disso, o corpo pedirá mais e, caso não receba, começará a enviar sinais de abstinência. Consequentemente, o indivíduo entra em ciclo compulsório de fome e o desejo pelo consumo de doces aumenta wundervisuals/ Getty Images ***Foto-Pessoa-se-sentindo-mal.jpg A partir disso, o problema só piora. O organismo deixa de funcionar da forma correta e sérios problemas de saúde começam a surgir milanvirijevic/ Getty Images ***Foto-pessoa-com-os-dentres-a-mostra.jpg A funcionalidade e elasticidades dos tecidos são perdidos, o que faz com que o envelhecimento precoce se instale. Problemas na visão e apodrecimentos dos dentes também são possíveis. Além disso, doenças autoimunes podem ser provocadas; e a saúde dos cabelos, ser comprometida Eric Raptosh Photography/ Getty Images ***Foto-pessoa-se-consultando.jpg O consumo excessivo da substância também pode causar diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, ansiedade, estresse, baixa energia, problemas intestinais, enxaqueca, instabilidade emocional, entre outros Tom Werner/ Getty Images ***Foto-pessoa-comendo-doce-7.jpg Apesar de o que possa parecer, não é necessário cortar o açúcar de uma vez, mas consumir com moderação Jose Luis Pelaez Inc/ Getty Images ***Foto-pessoa-fzendo-exercicio.jpg Ter o controle da quantidade do açúcar ingerido auxilia tanto na perda de peso quanto na melhoria da qualidade de vida. Exercícios físicos, alimentação balanceada e uma boa noite de sono podem ajudar a diminuir o vício em doces Thomas Barwick/ Getty Images Voltar Progredir 0 Leia mais sobre o assunto no portal SportLife, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Vacina contra a dengue do Butantan protege por 5 anos, diz novo estudo 5 de março de 2026 Estudo aponta eficácia de 65% da vacina contra casos sintomáticos da dengue e mais de 80% contra formas graves da doença Read More
Notícias Covid longa: estudo relaciona nevoeiro cerebral à falta de serotonina 21 de outubro de 2023 O nevoeiro cerebral é uma das consequências mais comuns da Covid longa, mas a comunidade científica ainda não conseguiu explicar exatamente por que ele acontece. Uma pesquisa divulgada na última segunda-feira (16/10) na revista Cell por médicos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, aponta uma possível justificativa para o… Read More
Notícias Sono: estudo indica truque para dormir melhor e acabar com sonolência 3 de maio de 2025 O sono, essencial ao funcionamento do corpo humano, é influenciado por fatores externos que são frequentemente ignorados. Mudanças de luz, barulhos e temperatura no quarto, por exemplo, podem interferir diretamente na qualidade do descanso, aumentando a sensação de fadiga matinal. Uma pesquisa de médicos japoneses encontrou agora uma solução relativamente… Read More