Alimentação pode influenciar a miopia em crianças, aponta estudo Ouvir 8 de setembro de 2025 Um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology em 19 de agosto sugere que a alimentação pode ter um papel importante no desenvolvimento da miopia em crianças. Pesquisadores acompanharam 1.005 crianças de 6 a 8 anos e analisaram hábitos alimentares, tempo em atividades ao ar livre e exposição a telas. Os resultados indicam que uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3, presentes principalmente em óleos de peixe, está associada a um menor risco de desenvolver miopia. Em contrapartida, o consumo elevado de gorduras saturadas, encontradas em alimentos como manteiga, óleo de palma e carne vermelha, foi ligado a um aumento da chance da doença. Como a alimentação pode afetar o olho Os cientistas mediram o comprimento axial do olho — distância da córnea à retina — e o equivalente esférico, que indica o grau de miopia. Crianças com maior ingestão de ômega-3 apresentaram olhos mais curtos e graus de miopia menores. O efeito oposto foi observado naquelas com consumo mais alto de gordura saturada. Leia também Saúde Estudo relaciona exposição a telas digitais a maior risco de miopia Saúde Alta miopia deve aumentar em 54% no Brasil até 2030, indica relatório Saúde Miopia: saiba mais sobre a doença da visão Saúde Saiba o que é a miopia e a pseudomiopia e como elas afetam as crianças Embora o estudo seja observacional e não comprove causa e efeito, os pesquisadores sugerem que os ácidos graxos ômega-3 podem proteger o olho ao melhorar o fluxo sanguíneo na coroide, camada vascular que leva nutrientes e oxigênio ao olho, prevenindo a falta de oxigênio na parte branca do globo ocular, um fator ligado à miopia. O estudo destaca que fatores como genética, tempo de exposição a telas e atividades ao ar livre também influenciam o risco, mas que a alimentação pode ser uma ferramenta complementar para reduzir a progressão da miopia desde cedo. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Estudo sugere mecanismo que pode frear formação de células de gordura 29 de janeiro de 2026 Pesquisa mostra que um “interruptor” epigenético consegue bloquear o processo que transforma unidades comuns em células de gordura Read More
Notícias Idosa morre 3 dias após descobrir ter câncer terminal: “Só um sintoma” 18 de abril de 2025 A inglesa Maria Paszkiewicz, de 76 anos, morreu em abril de 2024 apenas três dias após receber o prognóstico de que seu câncer de intestino havia avançado para os órgãos vizinhos. Por meses, o único sintoma que ela teve foi tratado como algo menor pelos médicos que a atenderam. No fim… Read More
Dengue: SUS inicia testes da vacina do Butantan na próxima semana 8 de janeiro de 2026 Imunização com a fórmula brasileira em três municípios vai avaliar impacto da vacina de dose única antes da ampliação nacional Read More