Automedicação: por que você não deve tomar remédio por conta própria Ouvir 16 de janeiro de 2024 Você provavelmente já tomou remédio por conta própria, assim como a maior parte da população brasileira. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, apontou que 85% dos brasileiros se automedicam, ignorando os riscos da prática. De acordo com Thiago de Melo, farmacêutico, pesquisador e professor da Universidade Vila Velha (UVV), no Espírito Santo, reduzir essas incidências pode ajudar a diminuir o número de internações desnecessárias e evitar diversas complicações e até mesmo mortes. Leia também Saúde Automedicação pode representar até risco à vida, diz especialista Saúde Veja 4 razões pelas quais você deve evitar a automedicação Distrito Federal Moradores da Asa Norte denunciam descarte irregular de remédios Saúde Estudo aponta remédios mais vendidos no país; disfunção erétil lidera A automedicação, segundo o especialista, é uma prática comum. “Vejo que a busca desenfreada por soluções rápidas somada à facilidade de acesso aos medicamentos podem ser importantes ingredientes desse bolo. Soma-se a isso o fato de que boa parte das pessoas desconhece que cada organismo é único e reage de formas distintas aos fármacos”, destaca. O perigo dos anti-inflamatórios Há décadas já se sabe que o uso prolongado de anti-inflamatórios pode gerar gastrite e até sangramentos no estômago. Entretanto, alguns acham que por comprar o diclofenaco de potássio (que não contém sódio) estariam livres dos problemas gastrointestinais. “Isso é um engano, porque pode desencadear um aumento na pressão arterial, colocando em risco a saúde cardiovascular. Devemos também lembrar dos corticóides que podem prejudicar o controle da glicose no sangue em pessoas com diabetes, levando a complicações mais graves”, alerta. Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Mulher descobre 7 tumores na mama após tomar cerveja e passar mal 13 de julho de 2026 Kelly Gunn fez biópsia e ressonância magnética após passar mal ao tomar apenas uma cerveja, o que levou à descoberta de um câncer de mama Read More
Notícias Stanford revela dieta que ajuda no tratamento de doença mental grave 3 de abril de 2024 Pessoas diagnosticadas com doenças mentais graves causadas por desequilíbrios químicos, como a esquizofrenia ou transtorno bipolar, precisam conviver com o uso de remédios para controlar os sintomas. Uma pesquisa recente da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apontou que é possível reduzir a quantidade de medicamentos —controlando seus efeitos colaterais—… Read More
Notícias Veja cinco alimentos industrializados que devem ficar de fora da dieta 31 de março de 2025 Com as rotinas corridas e estressantes do mundo contemporâneo, cada vez menos pessoas têm dedicado tempo para cozinhar em casa. O consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados acabou ocupando este espaço como opção rápida para matar a fome. Especialistas apontam, porém, que a inclusão de alguns destes produtos na dieta,… Read More