Comer manga todos os dias previne doenças cardíacas após a menopausa Ouvir 3 de junho de 2025 O risco de doenças cardíacas aumenta significativamente com a menopausa, quando há a queda na produção dos hormônios femininos que protegem o coração. Mas um novo estudo mostra que o consumo de manga, uma fruta popular e de fácil acesso, pode reduzir consideravelmente esse risco. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, observaram que o consumo de 330 g de manga (aproximadamente 1 xícara e meia) por dia, durante duas semanas, reduziu diversas medidas de pressão arterial de curto prazo, além do colesterol total e o LDL — conhecido como colesterol ruim — em mulheres saudáveis na pós-menopausa. A descoberta foi publicada em março, no Journal of the American Nutrition Association, após passar pela revisão de pares, “Essas descobertas ajudam a identificar estratégias alimentares direcionadas, como o consumo diário de mangas frescas, para auxiliar essa população em risco e promover o bem-estar cardiovascular e a potencial redução do risco de doenças crônicas”, afirma a pesquisadora Roberta Holt, coautora do estudo, em comunicado à imprensa. Leia também Saúde Afinal de contas, menopausa engorda? Entenda causas do ganho de peso Saúde Menopausa: entenda como mudança hormonal afeta a saúde da pele Vida & Estilo Linhaça e amora podem proteger os ossos na menopausa, aponta estudo Saúde Hábitos para estimular o cérebro e reduzir impacto da pré-menopausa Consumo de manga reduz colesterol e pressão arterial O estudo clínico contou com a participação de 24 mulheres saudáveis, com idades entre 50 e 70 anos. Todas tinham sobrepeso ou obesidade, com índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 40. Elas foram orientadas a não consumir manga nos dias anteriores ao início do estudo para que os efeitos da fruta pudessem ser observados com maior clareza. Ao longo de duas semanas, as participantes compareceram a três visitas no laboratório da pesquisa. Na primeira, foram coletadas as medidas basais, incluindo métricas corporais, pressão arterial e colesterol em jejum, com testes de acompanhamento em uma e duas horas. O consumo de manga começou na segunda visita, quando as mulheres passaram a comer 330 g da fruta diariamente — divididas em porções na manhã e na noite — até a terceira visita, que repetiu o protocolo de teste. Os exames mostraram melhorias significativas em marcadores da saúde cardíaca. Duas horas após o consumo de mangas, a pressão arterial sistólica das participantes caiu cerca de 6 pontos (6,3 mmHg) e houve uma redução de 2,3 mmHg na pressão arterial média. Além disso, o consumo diário de mangas durante duas semanas reduziu o colesterol total em quase 13 pontos (12,9 mg/dl) e o colesterol LDL caiu cerca de 13 pontos (12,6 mg/dl). “Este estudo mostra que mesmo mudanças de curto prazo — como comer mangas frescas diariamente — podem ter um impacto mensurável no risco de doenças crônicas em certas populações”, afirma Holt. 7 imagensFechar modal.1 de 7 A menopausa é caracterizada pelo desequilíbrio hormonal no organismo das mulheres Getty Images2 de 7 Média de idade da mulher entrar na menopausa no Brasil é 48 anos; somente metade delas faz tratamento BSIP/UIG/Getty Images3 de 7 O fogacho é um dos principais sintomas da menopausa Getty Images4 de 7 As doenças cardiovasculares, mais comuns após a menopausa, são a principal causa de morte em mulheres Saúde em Dia/ Reprodução 5 de 7 O fogacho é um dos principais sintomas da menopausa Getty Images6 de 7 As ondas de calor da menopausa precoce podem ocorrer, inclusive, durante o sono Getty Images7 de 7 A menopausa traz diversos impactos na vida da mulher Getty Images Um estudo menor, com seis participantes, avaliou os efeitos das mangas no metabolismo da glicose. Elas também passaram por três visitas ao laboratório. No primeiro, passaram apenas por testes de glicemia basal em jejum; no segundo, comeram 330 g de manga; e no terceiro, consumiram 83 g de pão branco. Os exames mostraram que níveis de açúcar no sangue aumentaram significativamente menos após o consumo de manga do que após a ingestão do pão branco. Os níveis de insulina também responderam mais favoravelmente à manga, atingindo picos e caindo rapidamente, mas permaneceram elevados duas horas após o consumo de pão branco. “Fatores de risco como pressão alta e colesterol ruim são os principais contribuintes para doenças cardiovasculares, mas uma dieta rica em nutrientes que inclua frutas frescas, como manga, já demonstrou ajudar a reduzir esses riscos”, conta a pesquisadora. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Médicos recomendam 8 hábitos de vida para adotar e evitar o câncer 16 de julho de 2024 A Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (Iarc), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), acredita que até 2050 os casos da doença devem aumentar 77% em relação ao que foi registrado em 2022. O envelhecimento da população é uma das causas da projeção, mas também a adoção de… Read More
4 dicas para ter hábitos saudáveis em apenas 3 semanas 25 de maio de 2026 Nutricionista dá dicas de como manter hábitos saudáveis no dia a dia Read More
Notícias Tomar sol emagrece? Veja benefícios da vitamina D para a perda de peso 15 de agosto de 2024 Não é nenhuma novidade que a vitamina D proporciona benefícios importantes para o organismo, como a manutenção da saúde óssea e a regulação do metabolismo. E é justamente sua ação metabólica que a torna uma verdadeira aliada daqueles que estão tentando perder peso. “A vitamina D não é apenas uma… Read More