Consumo de bebidas doces por crianças e cresce 23% em 30 anos Ouvir 4 de novembro de 2024 O consumo mundial de bebidas açucaradas cresceu 23% nos últimos 30 anos. O Brasil, porém, está na contramão dessa tendência, liderando a queda entre os países mais populosos. Os dados são de um levantamento publicado em agosto no British Medical Journal que avaliou hábitos de crianças e adolescentes entre 3 e 19 anos em 185 países, comparando números de 1990 a 2018. Para chegar aos resultados, os autores usaram o Global Dietary Database, um banco que compila dados de diversas nações. A partir deles, fizeram estimativas das tendências nas últimas três décadas sobre o consumo de sucos prontos, energéticos, bebidas esportivas, refrigerantes, entre outros. Eles excluíram da análise sucos 100% naturais e bebidas adoçadas sem calorias. A investigação revela que a média do consumo semanal mundial é de 3,6 porções dessas bebidas, variando de 1,3 na região do Sudeste Asiático a 9,1 na América Latina. Cerca de 30% dos países — o que representa 10% dos jovens — consomem mais de sete porções por semana. O Brasil passou de 8,1 porções semanais para 5,1 em 2018. Ainda assim, estamos acima do recomendado, já que essas bebidas deveriam ser exceção na rotina alimentar. O estudo também mostra que a ingestão foi maior entre os mais velhos, aqueles que moram em áreas urbanas e os filhos de pais com maior nível educacional. Leia também Saúde 80% das crianças de até 2 anos consomem ultraprocessados, diz pesquisa Saúde Excesso de refrigerante pode causar 45 condições de saúde diferentes Saúde 81% dos adolescentes têm fatores de risco para doenças crônicas Saúde Energético: saiba o que acontece com o corpo se você tomar todo dia Entre os motivos que explicam esse aumento estão a praticidade e o fácil acesso. “Há diversos fatores que influenciam o comportamento alimentar, como o ambiente, principalmente aqueles caracterizados por um ‘deserto alimentar’, em que as pessoas têm muita dificuldade de encontrar alimentos saudáveis”, analisa a nutricionista Fabiana Fiuza Teixeira, do Hospital Israelita Albert Einstein. Segundo ela, há ainda os chamados “pântanos alimentares”, que seriam regiões “alagadas” com produtos ultraprocessados. O marketing desses itens também influencia, pois são vendidos como sendo “mais práticos”, o que colabora para o aumento do consumo. Segundo os autores, os achados reforçam a necessidade de políticas e intervenções para mudar esses comportamentos e prevenir doenças. “Estudos mostram que pessoas que vivem em locais com maior acesso a produtos não saudáveis têm maior risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade”, diz a nutricionista. Segundo ela, tem sido cada vez mais comum ver essas condições entre os mais jovens. E os prejuízos não se aplicam só à saúde — a natureza também sofre. “Quanto mais desembalamos, mais lixo produzimos e prejudicamos o meio ambiente. O bom e velho ‘desembale menos e descasque mais’ ainda é o melhor caminho”, afirma Teixeira. Como escolher a melhor bebida? Ler e entender o rótulo é essencial para saber se um produto é de boa qualidade. Confira algumas dicas da nutricionista Fabiana Teixeira para a hora de escolher a bebida: Se for tomar suco, prefira o natural; Procure não adoçar os sucos naturais; Estimule o uso de frutas, principalmente as da época, pois estão mais gostosas e baratas. Mantê-las congeladas pode facilitar o preparo de sucos no dia a dia; Inclua a criança e o adolescente em todo o processo, desde a escolha dos produtos até o momento de fazer o suco, levando à feira e estimulando a compra de produtores locais, por exemplo; Evite ao máximo consumir refrigerantes e sucos industrializados. Sucos de caixinha devem ser opção quando não há alternativa; Evite bebidas com mais de três ingredientes, principalmente aquelas com nomes que não são comuns; Não escolha aquelas em que o açúcar seja o primeiro ingrediente listado; Evite as que trazem a palavra “néctar” na embalagem; Se a criança ou o adolescente não tiver restrições alimentares, não escolha sucos adoçados com adoçantes ou de linha light/zero. Geralmente, eles têm mais aditivos e sódio; Sempre que puder, prefira ingerir a fruta inteira. Ela fornece outros nutrientes que costumam ser perdidos nos sucos, como as fibras. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Como funciona o 1° remédio contra diabetes tipo 1 aprovado pela Anvisa 11 de março de 2026 Teplizumabe atua no sistema imunológico e pode adiar por até dois anos o surgimento dos sintomas da diabetes tipo 1 Read More
Tempestades solares podem elevar risco de infarto em mulheres. Entenda 3 de julho de 2025 Um novo estudo publicado na revista Communications Medicine aponta uma possível ligação entre tempestades solares e o aumento de infartos do miocárdio, especialmente entre mulheres. A pesquisa, publicada na última terça-feira (1º/7), analisou dados da rede pública de saúde de São José dos Campos (SP), entre 1998 e 2005, período… Read More
Notícias Pneumonia: entenda doença que matou o escritor Luis Fernando Verissimo 30 de agosto de 2025 A literatura perdeu, neste sábado (30/8), o escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos. Internado desde 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), para tratar uma pneumonia, Verissimo não resistiu. Em nota compartilhada ao Metrópoles, o hospital confirmou que a causa da morte… Read More