Dieta do Kilimanjaro é mais saudável que alimentação ocidental, diz estudo Ouvir 9 de abril de 2025 Uma dieta tradicional da região do monte Kilimanjaro, na África, causada efeitos muito mais saudáveis do que a alimentação ocidental, conforme aponta um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade Radboud e pela Universidade KCMC, da Tanzânia. A pesquisa publicada na quinta-feira (3) na revista Nature Medicine aponta que a dieta ocidental aumenta a inflamação, reduz a resposta do corpo a patógenos e ativa sinais ligados a doenças cardiovasculares e diabetes. Por outro lado, quem mantém uma alimentação rica em vegetais, fibras e fermentados reduz consideravelmente as substâncias inflamatórias. O estudo, que alega ter sido o primeiro a analisar os impactos de uma dieta tradicional africana na saúde, reuniu 77 homens saudáveis de áreas urbanas e rurais da Tanzânia divididos em três grupos: o primeiro comeu a dieta do Kilimanjaro e, depois, trocou para a alimentação ocidental por duas semanas; o segundo comeu a dieta ocidental e, depois, trocou para a alimentação tradicional por duas semanas; o terceiro bebeu uma bebida fermentada feita de banana, o mbege, diariamente. o quatro, um grupo controle, manteve seus hábitos alimentares normais. “Pesquisas já foram feitas anteriormente sobre outras dietas tradicionais, como a japonesa ou a mediterrânea“, diz o clínico Quirijn de Mast, do Centro Médico da Universidade Radboud. “Mas também podemos aprender muito com a comida africana, especialmente agora que o estilo de vida está mudando rapidamente e as doenças relacionadas ao estilo de vida estão aumentando rapidamente. A África também tem uma grande diversidade de dietas tradicionais, o que oferece oportunidades únicas para entender melhor como a nutrição afeta nossa saúde.” O que tem na dieta tradicional do Kilimanjaro? No estudo foram comparados dois cardápios. Para representar a dieta ocidental, os pesquisadores montaram uma dieta com carne (diariamente), pizza, arroz branco, macarrão, batatas fritas, ovos, pão branco, panquecas e poucos vegetais e frutas. A dieta tradicional da região do Kilimanjaro, no norte da Tanzânia, por sua vez, era rica em vegetais e frutas, feijão, arroz integral, carne limitada (duas vezes por semana) e produtos fermentados. “A dieta africana é rica em vegetais, frutas, feijões, grãos e produtos fermentados. Agora mostramos como esses produtos alimentícios tradicionais são benéficos para a inflamação e os processos metabólicos do corpo”, declarou De Masta. “Ao mesmo tempo, mostramos o quão desfavorável é uma dieta ocidental pouco saudável. Contém principalmente produtos processados e altamente calóricos, como batatas fritas e pão branco, com muito sal, açúcares rápidos e gordura saturada. A inflamação está na raiz de muitas doenças crônicas e é por isso que este estudo também é importante para os países ocidentais.” Veja também: Médicos alertam para dietas milagrosas contra o câncer Fatos Primeiro: Médicos alertam para dietas milagrosas contra o câncer | CNN PRIMETIME Dieta mediterrânea aliada a exercícios melhora saúde intestinal Este conteúdo foi originalmente publicado em Dieta do Kilimanjaro é mais saudável que alimentação ocidental, diz estudo no site CNN Brasil. Nutrição
Nutrição Como tomar probióticos? fontes, benefícios e como tomar 27 de fevereiro de 2024 Escolhas alimentares conscientes não devem ser reflexo de uma preocupação excessiva com este ou aquele nutriente, mas de um prazer verdadeiro em cuidar de si mesmo de forma integral. Entender como tomar probióticos e incluir na sua rotina esse tipo de alimento pode ser visto não como obrigação, mas como… Read More
Sabores do Brasil: Paçoca de Pinhão com Carne Seca 13 de novembro de 2023 Hoje o Sabores do Brasil viajou para o Sul do país, em busca de uma receitinha deliciosa e muito conhecida na região. Vem aprender a preparar uma Paçoca de pinhão com carne seca, com aquele toque Mundo Verde que traz muito mais saúde, sem abrir mão do sabor! Ingredientes: -1… Read More
Rico em fibras, pão de casca de jabuticaba ajuda a controlar açúcar no sangue 23 de novembro de 2024 Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um pão com farinha de casca de jabuticaba que pode se tornar uma alternativa para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia), como é o caso de pessoas com diabetes. Os resultados dos testes foram publicados na revista Foods…. Read More