Enxaqueca: saiba que alimentos e bebidas podem piorar os sintomas Ouvir 28 de julho de 2025 Muitas pessoas sofrem com a enxaqueca, geralmente caracterizada por dor latejante em apenas um dos lados da cabeça ou mesmo outros sintomas, como vertigem, tontura e desequilíbrio. Ela é uma doença neurovascular causada por desequilíbrio químico no sistema nervoso central e a frequência das crises pode variar, sendo que sua duração pode ser de até 72 horas. Leia também Vida & Estilo Chocolate pode causar ou piorar enxaqueca? Veja o que diz a ciência Saúde Homem descobre câncer após atribuir enxaquecas ao estresse da rotina Saúde Uso excessivo de analgésicos para enxaqueca pode afetar o cérebro Saúde Xô, dor de cabeça! Veja 5 gatilhos comuns para a crise de enxaqueca Existem vários aspectos que podem causar a enxaqueca, entre eles a alimentação, explica a nutricionista Nadya Caroline Mambelli Magri, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera. “Uma boa dica para evitar crises é manter uma dieta equilibrada, com consumo de alimentos mais saudáveis, em detrimento dos produtos industrializados, e ingerir bastante água”, destaca a especialista. Sintomas da enxaqueca A dor é intensa e latejante, localizada em um ou mais pontos da cabeça. Pode vir acompanhada de náuseas e vômitos. Há também grande sensibilidade à luz, sons e cheiros. Em alguns casos, a pessoa sente visão embaçada. Também podem ocorrer episódios de aura, com pontos brilhantes ou manchas escuras na visão. Formigamento e dificuldade para falar são outros sintomas possíveis. Alimentos que pioram a enxaqueca Ela esclarece que cada organismo apresenta uma sensibilidade diferente aos alimentos, por isso é importante ter uma avaliação nutricional para determinar quais causam efeitos indesejáveis em cada pessoa. Todavia, alguns alimentos e bebidas trazem problemas mais comumente. O café, por exemplo, é saudável se consumido de forma moderada, mas é contraindicado em uma crise de enxaqueca. Isso porque a bebida pode piorar a dor em organismos mais sensíveis aos nutrientes. Quem toma café com frequência e interrompe bruscamente o consumo também pode ativar uma crise. Leia a notícia completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Veneno de abelha pode potencializar o tratamento de Parkinson, diz estudo 22 de julho de 2026 Estudo feito com ratinhos percebeu melhoras comportamentais em animais que receberam dose de veneno de abelha junto com tratamento padrão Read More
Notícias Veneno de cascavel pode ajudar em tratamentos de câncer 27 de março de 2024 Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) conduziram um estudo no Instituto Butantan que apontou a atuação de uma das toxinas presentes no veneno de cascavel, a crotoxina, como efeito modulador no sistema imune em casos de câncer. Entenda: Um estudo conduzido no… Read More
Conheça chá popular que alivia o estresse e reduz o inchaço abdominal 23 de fevereiro de 2025 Incluir chás na rotina é uma ótima ideia para obter os benefícios medicinais das plantas de forma natural. A bebida feita com as folhas de hortelã, por exemplo, tem efeito calmante e propriedades anti-inflamatórias, contribuindo com o alívio de cólicas, dores de cabeça e inchaço abdominal após as refeições, além… Read More