Estudo: carne vermelha e processados podem aumentar risco de demência Ouvir 11 de setembro de 2025 Um estudo realizado ao longo de 15 anos mostra novas evidências de que, em excesso, o consumo de carne vermelha, alimentos processados e bebidas adoçadas pode aumentar o risco de doenças neurológicas associadas à idade, como demência, Alzheimer e Parkinson. A pesquisa liderada por cientistas espanhóis e suecos foi publicada na revista científica Nature Aging, em julho. Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram dados de 2.473 idosos, sendo a maioria mulheres com pouco mais de 70 anos. Leia também Saúde Demência: o que fazer quando o paciente não reconhece a família Saúde Estudo: demência pode levar mais de três anos para ser diagnosticada Saúde Duas vacinas comuns podem reduzir o risco de demência, sugere estudo Saúde Ciclismo aumenta volume cerebral e reduz risco de demência, diz estudo Durante a longa observação, os participantes não foram submetidos a dietas específicas. Todos seguiam rotinas alimentares normais, que eram analisadas e classificadas de acordo com a semelhança e padrões saudáveis reconhecidos cientificamente. O que é o Alzheimer? O Alzheimer é uma doença que afeta o funcionamento do cérebro de forma progressiva, prejudicando a memória e outras funções cognitivas. Ainda não se sabe exatamente o que causa o problema, mas há indícios de que ele esteja ligado à genética. É o tipo mais comum de demência em pessoas idosas e, segundo o Ministério da Saúde, responde por mais da metade dos casos registrados no Brasil. O sinal mais comum no início é a perda de memória recente. Com o avanço da doença, surgem outros sintomas mais intensos, como dificuldade para lembrar de fatos antigos, confusão com horários e lugares, irritabilidade, mudanças na fala e na forma de se comunicar. Influência da dieta na saúde cerebral Os dados observacionais mostraram que as pessoas que consumiam grandes quantidades de carne vermelha, alimentos processados e bebidas açucaradas tinham mais risco de desenvolver as condições mentais, depressão e outras comorbidades associadas à idade, como diabetes, artrite, osteoporose, doenças cardíacas e câncer. Por outro lado, os pesquisadores observaram uma progressão mais lenta das doenças neurológicas entre as pessoas que seguiam planos alimentares ricos em frutas, vegetais, nozes, legumes, gorduras saudáveis, grãos integrais, peixe e azeite de oliva, além da ingestão limitada de carne vermelha e alimentos processados. Dietas saudáveis ajudam a proteger idosos de doenças neurológicas Em média, pessoas com regimes mais saudáveis tinham duas a três doenças a menos, quando comparadas com as que consumiam dietas de menor qualidade nutricional. “Nossos resultados mostram a importância da dieta para influenciar o desenvolvimento de multimorbidade em populações idosas”, destaca o coautor do artigo, Adrián Carballo–Casla, em entrevista ao portal britânico Daily Mail. A equipe afirma que pretende realizar novas pesquisas para analisar quais dietas tem mais impacto na longevidade dos idosos. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Homem perde parte do pênis após uso de brinquedo sexual 25 de julho de 2024 Um norte-americano de 68 anos teve parte do pênis amputado após fazer uso de um anel sexual por 24 horas. O caso foi publicado na revista Urology Case Reports. O homem, que não teve identidade revelada, disse aos médicos que usou o anel sexual para garantir uma ereção mais prolongada…. Read More
Cientistas descobrem que existem cinco subtipos distintos de sono 9 de julho de 2026 Cientistas descobrem que o sono tem cinco subtipos e não somente dois, como era dito até então Read More
Os micróbios escondidos em nossas escovas de dentes 11 de março de 2025 *O artigo foi escrito pelo professor de Microbiologia Raúl Rivas Gonzáles, da Universidade de Salamanca, na Espanha, e publicado na plataforma The Conversation Brasil. Quanto você estaria disposto a pagar por uma escova de dentes? Por incrível que pareça, há alguns anos a marca Reinast lançou uma opção manual com… Read More