Estudo de Harvard indica bebida popular para ajudar a envelhecer bem Ouvir 3 de junho de 2025 Uma pesquisa conduzida por cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard apontou que o consumo moderado de café pode estar ligado à preservação da saúde física e mental ao longo do envelhecimento. Os resultados foram apresentados no congresso Nutrition 2025 nesta terça-feira (3/6). O estudo analisou dados de 47,5 mil mulheres acompanhadas desde 1984 como parte do Nurses’ Health Study, que acompanhou hábitos alimentares e de saúde de enfermeiras americanas ao longo de décadas. Foram avaliados padrões alimentares e de estilo de vida, com foco na ingestão de cafeína e seus efeitos durante 30 anos. “Embora estudos anteriores já tenham associado o café a uma boa saúde, nosso estudo é o primeiro a avaliar o impacto dele em múltiplos domínios do envelhecimento, especialmente do ponto de vista mental, ao longo de três décadas”, disse a pós-doutoranda de nutrição Sara Mahdavi, líder do estudo, em comunicado à imprensa. Leia também Vida & Estilo Quais as bebidas mais e menos calóricas das festas juninas Vida & Estilo Três bebidas proibidas para quem está grávida Claudia Meireles Descubra as duas piores bebidas alcoólicas para quem tem diabetes Saúde Refrigerante: nutricionista explica impacto da bebida em quem treina Benefícios do café no estudo de Harvard Para análise, os pesquisadores consideraram o consumo de diferentes bebidas cafeinadas, como café coado, espresso, chá, refrigerantes e versões descafeinadas. A ingestão foi registrada a cada quatro anos por meio de questionários alimentares. Envelhecimento saudável foi definido como viver até os 70 anos ou mais, sem doenças crônicas graves, com funções físicas e mentais preservadas, sem queixas de memória e com boa saúde psicológica. Em 2016, 3.706 mulheres do grupo atenderam a todos esses critérios. Essas participantes, na meia-idade, consumiam em média 315 mg de cafeína por dia — aproximadamente três xícaras pequenas de café ou 200 ml de café coado, sendo mais de 80% dessa ingestão proveniente do café tradicional com cafeína. 4 imagensFechar modal.1 de 4 O café deve ser consumido com moderação Getty Images 2 de 4 Rico em cafeína, o café dá energia e melhora a concentração Pexels3 de 4 O ideal é consumir de manhã ou no início da tarde Pexels4 de 4 O café é uma opção de alimento termogênico Getty Images Café foi o único a aumentar envelhecimento saudável Para esse grupo, cada xícara adicional de café por dia esteve associada a um aumento de 2% a 5% na probabilidade de envelhecer de forma saudável, até um limite de cerca de cinco xícaras pequenas diárias, ou aproximadamente 500 ml de café coado. Os números acima desse nível foram prejudiciais. O estudo não identificou benefícios semelhantes em relação ao chá ou ao café descafeinado. Também foi observada uma associação negativa entre refrigerantes de cola e envelhecimento saudável — cada copo adicional da bebida reduziu as chances de viver a velhice com saúde em até 26%. “Os resultados sugerem que o café com cafeína pode contribuir de forma única para trajetórias de envelhecimento que preservam tanto a função mental quanto a física”, afirmou Mahdavi. Os dados foram ajustados para fatores como peso corporal, tabagismo, nível de atividade física, consumo de álcool e proteína na dieta. Essa abordagem visou isolar o efeito do café na trajetória de saúde das participantes. Não é só a cafeína Além da cafeína, o café contém compostos bioativos que podem agir de forma sinérgica na proteção contra o declínio cognitivo. Os pesquisadores pretendem explorar esses elementos em novos estudos com enfoque em genética e metabolismo. A equipe quer entender como esses compostos interagem com marcadores genéticos do envelhecimento, especialmente em mulheres. O objetivo é desenvolver abordagens de nutrição personalizada para promover a saúde cognitiva e física. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Carnaval: saiba como proteger a pele dos raios solares durante a folia 16 de fevereiro de 2025 Desidratação, queimaduras e doenças de pele são algumas das consequências da exposição ao sol. Entretanto, durante o Carnaval, é essencial que os foliões redobrem os cuidados para evitar danos mais sérios à saúde. Para a profissional em dermatologia Vania Milena Basso da Silva, do AmorSaúde, o uso do protetor solar… Read More
Entenda a diferença entre “zero açúcar” e “sem adição de açúcar” 6 de junho de 2025 Quem vive em uma relacionamento sério com a dieta não abre mão de conferir os rótulos antes de levar qualquer produto pra casa. É comum, inclusive, que consumidores escolham produtos com o rótulo “zero açúcar” acreditando estar fazendo a melhor opção para a saúde. No entanto, muitos acabam se surpreendendo… Read More
Notícias Qual é a cor dos sonhos? Entenda o que a ciência diz sobre o fenômeno 8 de setembro de 2025 Sonhar é uma experiência universal, mas ainda cercada de mistérios. Algumas pessoas relatam sonhos vívidos, com cores intensas e cenários cheios de detalhes, enquanto outras descrevem lembranças em preto e branco ou em tonalidades mais neutras. Essa diferença não acontece por acaso. O modo como os sonhos se apresentam está… Read More