Excesso de ultraprocessados pode causar insônia crônica, sugere estudo Ouvir 10 de junho de 2024 Uma pesquisa recente indicou que a ingestão frequente de comidas ultraprocessadas e gordurosas pode causar insônia crônica. Realizado por epidemiologistas da Universidade de Sorbonne, na França, e da Unviersidade de Columbia, nos Estados Unidos, o trabalho foi publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Um outro estudo feito em 2023 havia indicado que alimentos deste tipo atrapalham a capacidade de a pessoa alcançar o estágio de sono profundo. Desta vez, porém, a pesquisa foi feita com maior número de pessoas, comparando padrões de sono e de alimentação. Os pesquisadores analisaram dados de 38,5 mil adultos que responderam questionários do estudo NutriNet-Santé, que reúne informações sobre hábitos de vida da população francesa desde 2009. Entre os respondentes, 16% afirmaram que obtinham a maior parte de suas calorias diárias de ultraprocessados e 19,4% relataram ter insônia crónica. Leia também Saúde Ultraprocessados podem afetar a memória, sugere estudo de Harvard Saúde Todo ultraprocessado faz mal? Veja o que está incluso na classificação Vida & Estilo Dependência em ultraprocessados é tão perigosa quanto a do cigarro Saúde Estudo brasileiro afirma que ultraprocessados afetam a saúde mental Ao cruzarem os dados, os pesquisadores descobriram que os dois grupos praticamente coincidiam. Para pessoas com dietas ricas em ultraprocessados, as chances de ter insônia crônica eram de 9% a mais entre homens e 5% a mais entre mulheres. Os ultraprocessados são alimentos que contêm aditivos (aromatizantes artificiais, corantes), grandes quantidades de açúcar, gordura ou sal e baixas quantidades de fibras alimentares. Hipóteses consolidadas Ainda não está claro como um quadro interfere no outro, mas se sabe que os ultraprocessados levam a um acúmulo de peso e também já está consolidado na ciência que as pessoas com sobrepeso e obesidade tendem a ter piores noites de sono. “Numa época em que cada vez mais alimentos são altamente processados e os distúrbios do sono são galopantes, é importante avaliar se a dieta pode contribuir para um sono adverso ou de boa qualidade”, explicou a professora Marie-Pierre St-Onge, uma das líderes do estudo, em um comunicado à imprensa. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Filmes de terror ajudam a reduzir o estresse. Entenda por que 31 de outubro de 2023 Embora os filmes de terror façam o coração de quem os assiste disparar, o medo e a ansiedade que as cenas provocam podem ser bons para a saúde. Assistir a clássicos como O Exorcista e A Hora do Pesadelo estimula a produção de hormônios no cérebro capazes de reduzir o… Read More
Estudo: crianças que vivem perto da natureza têm ossos mais fortes 29 de janeiro de 2024 Crianças que vivem próximas de áreas verdes têm maior probabilidade de ter ossos mais fortes e saudáveis em comparação com as que não têm contato com a natureza. A descoberta é de um grupo de pesquisadores da Universidade de Hasselt, na Bélgica. Em um artigo publicado na revista Jama Network… Read More
Notícias Gene potente aumenta risco de Alzheimer e outras doenças cerebrais 17 de julho de 2025 Neurologistas descobriram que uma variante genética associada ao desenvolvimento do Alzheimer precoce está também ligada ao aumento do risco para outras doenças cerebrais. Conhecida como APOE ε4 (Apolipoproteína E do tipo épsilon 4), essa versão do gene está associada a distúrbios como Parkinson, demência frontotemporal e esclerose lateral amiotrófica (ELA)…. Read More