Fim da discussão? Ovos fazem bem à saúde, segundo estudo Ouvir 27 de outubro de 2023 Um estudo divulgado na revista científica Nutrients tenta acabar com uma antiga discussão. Afinal, o ovo faz bem à saúde? Pesquisadores realizaram testes para comparar o hábito de não comer ovos, consumir três claras por dia e comer três ovos inteiros por dia. Leia mais A galinha que bota ovos azuis Entenda como esse ovo lançado do espaço chegou intacto ao chão Você comeria? Ingerir insetos faz bem à saúde, diz estudo Ovos: vilões ou mocinhos? Estudos já levantaram a hipótese de que a ingestão de ovos aumenta o colesterol “ruim”, além de marcadores inflamatórios associados a doenças cardíacas e diabetes. Outros pesquisadores, no entanto, descrevem os benefícios do consumo com base na densidade nutricional. Na nova pesquisa, os cientistas descobriram que o grupo que consumiu ovos inteiros diariamente teve um aumento significativo na colina, um nutriente encontrado nas gemas e associada ao aumento de um metabólito conhecido como TMAO, que está ligado a doenças cardíacas. No entanto, o estudo aponta que o TMAO não mudou, apesar do aumento da presença de colina no organismo. (Imagem: RHJPhtotos/Shutterstock) O que os pesquisadores concluíram No estudo, os pesquisadores também não verificaram alterações adversas na inflamação ou nos níveis de colesterol no sangue. E descobriram que comer ovos inteiros teve menos impacto negativo nos marcadores associados ao risco de diabetes do que comer clara de ovo. No geral, os participantes apresentaram maior densidade de nutrientes em sua dieta ao consumirem ovos inteiros, além de maior hematócrito, uma medida da densidade de glóbulos vermelhos no sangue, que pode ser reduzida na anemia. O trabalho incluiu participantes do sexo masculino e feminino. Cerca de metade das mulheres tomavam uma pílula anticoncepcional, e as amostras de sangue daquelas que não tomavam a pílula apresentaram aumentos muito mais notáveis na proporção de colesterol total em relação ao colesterol HDL, que é considerado um fator de risco para doenças cardíacas. De acordo com os pesquisadores, o resultado foi o oposto do se esperava, porque os medicamentos anticoncepcionais hormonais são frequentemente associados a alterações metabólicas adversas. Mas, neste caso, houve um efeito mais protetor em resposta aos óvulos. As participantes do sexo feminino que não tomavam pílula também apresentaram aumentos nos monócitos sanguíneos em comparação com as participantes que tomavam a pílula. Então, a partir de agora, pode consumir ovo à vontade. Ele faz bem à saúde. O post Fim da discussão? Ovos fazem bem à saúde, segundo estudo apareceu primeiro em Olhar Digital. Notícias
Confira 5 dicas para manter o cérebro sempre jovem 24 de abril de 2025 Manter o cérebro saudável é fundamental para envelhecer com qualidade e autonomia. À medida que os anos passam, a preservação das funções cognitivas se torna essencial para manter a independência, tomar decisões com clareza e desfrutar da vida de forma plena. Leia também Vida & Estilo Confira uma bebida que… Read More
Notícias Brasil é o país que mais produz estudos sobre exercícios e hipertensão 15 de janeiro de 2024 De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Sichuan, na China, o Brasil faz parte da elite na pesquisa de um assunto muito importante: exercícios físicos e hipertensão. O país ocupa o primeiro lugar no ranking das nações que avaliam a relação entre a atividade física e a condição…. Read More
Rastreio amplia diagnóstico precoce de câncer colorretal, diz estudo 20 de fevereiro de 2026 Pesquisa com mais de 278 mil pessoas indica que colonoscopia e teste de fezes aumentam a detecção do câncer colorretal em estágio inicial Read More