Harvard aponta alimento que deve ser limitado para evitar diabetes Ouvir 13 de agosto de 2024 Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, entregaram novas evidências de que o consumo de carne vermelha deve ser limitado para garantir a saúde e a longevidade. Em estudo publicado na revista Nature Metabolism nesta terça-feira (13/08), os cientistas mostraram que indivíduos que ingeriam maior quantidade de ferro heme – cuja principal fonte é a carne vermelha – aumentavam em 26% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Leia também Vida & Estilo Estudo revela dieta que pode elevar o colesterol e “detonar” a saúde Saúde Dieta de sopas e shakes consegue reverter diabetes tipo 2, diz estudo Saúde Harvard ensina por que incluir fibras e alimentos fermentados na dieta Vida & Estilo Nutricionista revela o que incluir na dieta para dormir melhor O trabalho analisou informações de saúde de 207 mil pessoas ao longo de 36 anos. A dieta dos participantes – todos eram profissionais da área da saúde – foi classificada de acordo com as fontes de ferro presentes na alimentação. Segundo a pesquisa, uma maior ingestão de alimentos com ferro heme também foi associado a níveis mais altos de triglicerídeos e proteína C-reativa, bem como a níveis mais baixos de biomarcadores benéficos, como o colesterol HDL. “Este estudo ressalta a importância de escolhas alimentares saudáveis na prevenção do diabetes”, disse Frank Hu, um dos autores do trabalho, que dá aulas de Nutrição na Escola de Saúde Pública de Harvard. “Reduzir a ingestão de ferro heme, particularmente de carne vermelha, e adotar uma dieta mais baseada em vegetais podem ser estratégias eficazes para reduzir o risco de diabetes”, completou, em comunicado de imprensa. Importância do ferro O ferro é um mineral essencial para o funcionamento do nosso corpo – entre outras coisas, ele está envolvido na formação de células sanguíneas e no transporte do oxigênio. O ferro heme é encontrado na carne vermelha e em produtos de origem animal, ele é mais facilmente absorvido pelo corpo. O ferro não heme vem dos alimentos vegetais e é mais difícil de ser absorvido pelo corpo. Recomendação da OMS A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que a ingestão de carne vermelha seja limitada a 500 gramas por semana, isso porque há evidências de que o consumo excessivo esteja relacionado a doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer, como o de intestino. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Novo remédio reduz pressão alta quando outros tratamentos falham 4 de abril de 2026 Pesquisa mostra que o medicamento baxdrostat baixou a pressão arterial em pacientes que não respondiam bem a terapias convencionais Read More
Notícias O que comer antes de dormir para ganhar massa muscular mais rápido 30 de janeiro de 2024 Quem está empenhado em ganhar mais massa muscular sabe que o sono é um aliado da hipertrofia. Não é só a quantidade de horas dormidas, porém, que tem influencia no ganho de músculos, mas também o que se come antes de dormir. Pensando em uma ingestão que otimize este ganho… Read More
Notícias No Sarah, médico lista os 6 casos mais importantes da neuropsiquiatria 7 de maio de 2025 Embora os estudos de remédios e vacinas sejam famosos por levar a medicina adiante, a pesquisa de casos específicos também é uma importante ferramenta para o progresso da ciência. Pensando nisso, durante o 1º Congresso Latino-Americano da Federação Mundial de Neurorreabilitação (WFNR), realizado em Brasília desta quarta-feira até sexta (9/5),… Read More