Perda de peso: estudo lista benefícios de beber mais água todo dia Ouvir 27 de novembro de 2024 Beber água é um hábito simples, mas que faz maravilhas pelo corpo. Um estudo feito na Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, mostra novas evidências de que a hidratação correta pode ajudar na perda de peso e prevenção de pedras nos rins, enxaquecas e infecções urinárias, além de contribuir com o controle da pressão arterial. Os pesquisadores analisaram dados de 18 estudos clínicos anteriores para ter uma visão mais ampla e detalhada sobre os benefícios do consumo de água. O resultado foi publicado segunda-feira (25/11) na revista Jama Network Open. Leia também Saúde Pode beber água durante o treino? Veja o que dizem os especialistas Vida & Estilo Homem fica 10 anos tomando apenas refrigerante: “Parei de beber água” Saúde Pessoas idosas tendem a beber menos água. Saiba como ajudar Saúde Cientistas afirmam que beber água não previne ou alivia a ressaca “Para uma intervenção tão onipresente e simples, as evidências não eram claras e os benefícios não estavam bem estabelecidos, então queríamos dar uma olhada mais de perto”, explica o principal autor do estudo e presidente do Departamento de Urologia da UCSF, Benjamin Breyer, em comunicado à imprensa. Os benefícios foram variados, mas o destaque ficou para a perda de peso e prevenção de pedras nos rins. Beber oito copos de água por dia diminuiu significativamente a probabilidade de ter cálculo renal uma segunda vez. Alguns dos estudos analisados apontaram que beber aproximadamente seis copos de água por dia pode ajudar adultos a perder peso. Mas não adianta exagerar: um levantamento feito com adolescentes mostrou que beber um pouco mais de oito copos de água por dia não tem efeito. Beber mais água está associado a vários benefícios para a saúde Veja os benefícios de beber mais água Perda de peso Três estudos separados mostraram que beber 500 ml de água antes das refeições faz as pessoas ingerirem, em média, 111 calorias a menos. Os participantes se sentiam mais saciados e acabavam comendo menos. Beber muita água antes das refeições também pode ter um efeito psicossocial, uma vez que as pessoas têm um “lembrete” para serem mais saudáveis. Enxaqueca Adultos com dores de cabeça recorrentes se sentiram melhor após três meses bebendo ao menos 1,5 litro de água diariamente. Alguns pacientes relataram menos dias com dores de cabeça. Diabetes Pacientes com diabetes tipo 2 que bebiam um litro de água antes das refeições conseguiram controlar melhor a doença, diminuindo os níveis de açúcar no sangue ao longo de oito semanas. Os pesquisadores sugerem que o hábito simples pode reduzir a necessidade de medicamentos, quando bem orientado. Pedras nos rins Beber água é uma das principais recomendações feitas para as pessoas com tendência a ter pedras nos rins. A análise mostrou que aumentar a ingestão de água para produzir pelo menos dois litros de urina por dia reduziu os casos de cálculos renais em mais da metade dos pacientes e retardou a recorrência do quadro. Infecção urinária Beber seis copos a mais de água por dia ajudou mulheres com infecções urinárias recorrentes. Além de reduzir o número de infecções, as ocorrências ficaram mais espaçadas. “Sabemos que a desidratação é prejudicial, particularmente em alguém com histórico de pedras nos rins ou infecções urinárias. Por outro lado, alguém que sofre de micção frequente às vezes pode se beneficiar de beber menos líquidos. Não existe uma abordagem única para o consumo de água”, pondera Breyer. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Dieta da banana para emagrecer: aprenda receitas saudáveis e saborosas 7 de fevereiro de 2025 As dietas de banana para emagrecer se tornaram muito famosas. Afinal, a fruta pode ser ingerida tanto com alimentos doces quanto salgados e ainda ajuda quem quer perder alguns quilinhos. A fruta funciona muito bem no café da manhã ou entre as refeições, pois é um alimento que fornece energia… Read More
Notícias 80% das crianças de até 2 anos consomem ultraprocessados, diz pesquisa 20 de setembro de 2024 Oito em cada dez bebês brasileiros com idades entre 6 meses e 1 ano e 11 meses consomem alimentos ultraprocessados. Para elas, os ultraprocessados representam 20,5% da energia na dieta. O número alarmante vem do novo relatório do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). Entre as crianças na… Read More
Carnaval: medicamentos e álcool não combinam! Veja os riscos 21 de fevereiro de 2025 O Carnaval é um dos momentos mais aguardados do ano. Contudo, a data traz um risco que deve ser levado em consideração: a mistura de álcool e medicamentos. Seja por questão de tratamento ou algum sintoma pontual, não é rara a combinação durante o período — o que pode trazer… Read More