Pesquisa questiona os famosos benefícios da taça de vinho diária Ouvir 25 de julho de 2024 Uma pesquisa recente publicada no Journal of Studies on Alcohol and Drugs questiona a famosa máxima de que uma taça de vinho por dia é o segredo para uma vida longa e saudável. O cientista Tim Stockwell, da Universidade de Victoria, no Canadá, e seu grupo vêm tentando desfazer essa crença popular e, para tanto, revisaram 107 estudos científicos sobre o consumo de álcool e seus impactos à saúde. Leia também Saúde Estudo: beber uma taça de vinho por dia não traz benefícios à saúde Brasil Detran comprova: teste do bafômetro pode dar positivo após comer pão Saúde O que acontece com o corpo se você ficar um mês sem beber álcool Saúde Energético com álcool prejudica o cérebro a longo prazo, aponta estudo Segundo Stockwell, à primeira vista, de acordo com as conclusões de várias pesquisas analisadas, o consumo moderado de bebidas seria vantajoso para as pessoas, pois foi associado a menores riscos de doenças cardíacas e de doenças crônicas. No entanto, de acordo com a revisão realizada pelos pesquisadores, os estudos que relacionaram o consumo moderado de álcool a benefícios à saúde sofrem de erros sérios de conceito. Os pesquisadores defendem que o álcool atrapalha a saúde mesmo em quantidades moderadas Os trabalhos estão concentrados em informações de saúde de adultos mais velhos, comparando usuários moderados de álcool com bebedores ocasionais ou abstêmios. De acordo com Stockwell, o retrato acaba distorcido pois não leva em consideração pessoas que fizeram uso de álcool a vida inteira e foram recomendadas a parar justamente por conta dos prejuízos à saúde que tiveram. “Bebedores moderados foram comparados com grupos de “abstêmios” e “bebedores ocasionais” que incluíam alguns adultos mais velhos que pararam ou reduziram o consumo de álcool porque desenvolveram uma série de problemas de saúde. Isso faz com que as pessoas que continuam a beber pareçam muito mais saudáveis em comparação”, aponta Stockwell, em nota de divulgação distribuída à imprensa. Nenhuma gota Stockwell explica que as pesquisas realizadas com pessoas jovens ou de meia-idade (média de idade de 55 anos) mostraram que o consumo moderado de bebidas alcóolicas não traz vantagens para a saúde. “Beber moderadamente provavelmente não prolonga a vida das pessoas–e, de fato, traz alguns riscos potenciais à saúde, incluindo riscos aumentados de certos tipos de câncer. É por isso que nenhuma grande organização de saúde jamais estabeleceu um nível livre de risco de consumo de álcool”, pontua o cientista. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Longevidade: 5 hábitos que estão te envelhecendo e você não percebe 15 de fevereiro de 2025 Qual o segredo da longevidade? Para a cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento Elodia Avila, existem diversos fatores que podem afetar a nossa longevidade saudável – e, quanto melhor conhecermos eles, mais controle podemos ter sobre esse processo. Quando pensamos no que afeta nossa longevidade, é comum vir à mente coisas… Read More
Estudo revela que casos de AVC aumentaram 70% em 30 anos 19 de setembro de 2024 Apesar de ser uma condição amplamente prevenível e tratável, o número de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) aumentou 70% no mundo entre 1990 e 2021, de acordo com um estudo publicado nessa quarta-feira (18/9) na revista The Lancet Neurology. O levantamento também revelou um crescimento de 44% nas mortes por… Read More
Notícias Biólogos alertam: coronavírus está evoluindo rápido em cervos dos EUA 28 de agosto de 2023 Uma pesquisa realizada por veterinários da Universidade de Ohio apontou que o coronavírus está se espalhando e evoluindo entre os cervos de cauda branca, animais selvagens dos Estados Unidos. De acordo com o estudo, publicado nesta segunda-feira (28/8) na revista Nature, o coronavírus evoluiu e criou novas variantes até três… Read More