Pular o café da manhã pode engordar pessoas na meia-idade, diz estudo Ouvir 13 de dezembro de 2024 O jejum intermitente é uma das dietas mais populares da atualidade. A estratégia alimentar ganhou fama por estar associada a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo. No entanto, um novo estudo mostra que o jejum pode ter efeito oposto em pessoas de meia-idade. De acordo com cientistas do Instituto de Pesquisa do Hospital del Mar, em Barcelona, na Espanha, as pessoas que pulam o café da manhã ou fazem uma refeição pequena, em vez de um desjejum saudável e substancial, tendem a ganhar mais peso em comparação às que se alimentam de maneira mais completa. Leia também Saúde Saiba o que acontece com o corpo quando você treina em jejum Claudia Meireles Expert de Harvard revela se jejum intermitente ajuda na perda de peso Saúde Especialistas esclarecem se pode beber água com limão em jejum Saúde Cientistas apontam tempo ideal de jejum para evitar diabetes A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2 mil e 2,4 mil calorias por dia. Um café da manhã saudável deve representar entre 20% e 30% dessa ingestão diária de calorias. Relação entre café da manhã e peso O estudo espanhol foi feito a partir de um experimento com aproximadamente 380 adultos na meia-idade com diagnóstico de síndrome metabólica. A condição é caracterizada por um conjunto de três ou mais diagnósticos médicos, como pressão alta, excesso de gordura na região da barriga, açúcar elevado no sangue e níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos. A síndrome metabólica aumenta o risco para doença cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes tipo 2. Durante três anos, os cientistas registraram dados sobre a saúde, o peso e os hábitos alimentares dos participantes. Ao fim desse período, o estudo revelou que as pessoas que tomavam um café da manhã com cerca de 400 calorias (o recomendado como saudável) tinham o índice de massa corporal (IMC) menor do que aquelas que pulavam a refeição. A cintura delas também era, em média, uma polegada menor. “O café da manhã é, sem dúvida, uma refeição importante. Ele desempenha papel fundamental de interromper o longo período de jejum durante o sono”, afirma a principal autora do estudo, Karla-Alejandra Pérez-Vega, em entrevista ao The Telegraph. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Conheça o chá de mulungu! Planta reduz estresse, ansiedade e insônia 23 de outubro de 2023 O mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta com efeito calmante, analgésico e anti-inflamatório. As propriedades medicinais fazem com que o chá da casca da árvore ou das folhas seja indicado principalmente para aliviar o estresse, a ansiedade e combater a insônia. Mas essas não são as únicas indicações de uso…. Read More
Opas alerta para aumento de casos e risco de surto de chikungunya 12 de fevereiro de 2026 Casos voltam a crescer em países das Américas e Opas recomenda reforçar vigilância, controlar o mosquito e preparar os serviços de saúde Read More
Duas maçãs por dia controlam colesterol e ajudam o coração, diz estudo 10 de julho de 2024 Pesquisas recentes apontaram que o consumo de maças ajuda na perda de peso, diminui o risco de diabetes e até protege o cérebro contra o estresse oxidativo. Nutricionistas ingleses e italianos acrescentaram mais vantagens à lista afirmando que o consumo de duas maçãs por dia reduz o colesterol total do… Read More