Veja 4 benefícios do chá de hibisco que vão além do emagrecimento Ouvir 24 de julho de 2024 O chá de hibisco é conhecido pelo efeito emagrecedor, mas os benefícios da bebida vão muito além. O consumo regular ajuda a controlar a pressão arterial, regular o açúcar do sangue e prevenir infecções bacterianas, entre outros. Preparada a partir das flores de hibisco, a infusão é rica em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos. O chá tem propriedades antioxidantes e efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquido. “O efeito emagrecedor existe, pois o chá melhora a digestão, regula o funcionamento do intestino e reduz a retenção de líquidos”, explicou a nutricionista Paula Veras Cardoso, que atende no Distrito Federal, em entrevista anterior ao Metrópoles. Leia também Saúde Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias? Vida & Estilo Reduz a pressão alta e emagrece: 4 vantagens de tomar chá de hibisco Claudia Meireles Descubra 5 chás poderosos para perder peso e turbinar a saúde Vida & Estilo Veja 5 chás que ajudam a emagrecer, perder gordura e “secar” a barriga 4 benefícios do chá de hibisco Melhora a digestão Em associação com uma alimentação saudável, o chá de hibisco diminui a gordura corporal, melhora a digestão e evita a retenção de líquidos; Regula os níveis de colesterol Por conter antioxidantes e bioflavanoides, o chá ajuda a controlar os níveis de colesterol e, em consequência, contribui para evitar doenças cardíacas; Controla a pressão arterial Estudos comprovaram os benefícios do chá para pacientes com pressão alta devido à ação diurética; Contribui para a saúde do fígado O consumo do chá, desde que não seja em excesso, aumenta as enzimas desintoxicantes, reduzindo danos ao órgão. O chá de hibisco oferece diversos benefícios à saúde Evite o consumo excessivo A ingestão prolongada ou em alta concentração do extrato de hibisco pode aumentar os níveis de enzimas hepáticas, levando a danos ao fígado, ressaltou a nutricionista. O limite diário de chá de hibisco deve ser estipulado de acordo com a composição corporal da pessoa e seu histórico de saúde. Alguns estudos sobre a flor estimam que o consumo não deve ultrapassar 200 ml ao dia. Outros sugerem de três a quatro xícaras diárias como quantidade máxima. Paula alerta que o uso diário do chá também não deve ultrapassar 12 semanas. Notícias
Bactéria resistente a antibióticos sai de hospitais e circula em SP 19 de março de 2026 Análise com 51 mil casos mostra transmissão comunitária ativa de bactéria resistente a antibióticos Read More
Obesidade eleva em 70% o risco de hospitalização e morte por infecção 10 de fevereiro de 2026 Estudo com 540 mil pessoas indica que indivíduos com obesidade têm até três vezes mais risco de desenvolver infecções graves Read More
Terapia CAR-T será testada contra lúpus e miastenia no Brasil 18 de junho de 2026 Estudos com terapia celular serão submetidos à Anvisa e devem incluir pacientes com formas graves das doenças Read More