Covid: estudo revela que até casos leves podem afetar o coração Ouvir 28 de fevereiro de 2025 Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da Fapesp, revelou que até mesmo os casos leves de Covid-19 podem causar danos ao sistema cardiovascular. Os pesquisadores analisaram 130 voluntários e identificaram alterações na variabilidade da frequência cardíaca (VFC), que indica a capacidade do coração de se adaptar a diferentes situações. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports em dezembro de 2024. Impacto da Covid-19 no sistema cardiovascular Os participantes foram avaliados em três momentos: até seis semanas após a infecção, entre dois e seis meses e entre sete e 12 meses. O grupo analisado mais precocemente apresentou uma redução significativa da VFC, sugerindo dificuldades do coração em responder ao estresse do dia a dia. Leia também Saúde Ter Covid aumenta risco de pré-eclâmpsia, mostra estudo Saúde Covid pode estar ligada ao aumento do risco de Alzheimer, diz estudo Saúde Mulheres correm maior risco de desenvolver Covid longa, mostra estudo Saúde Estudo brasileiro identifica gene que dá maior proteção contra a Covid Embora os participantes avaliados posteriormente tenham mostrado melhoras graduais, seus índices não voltaram ao normal quando comparados aos de pessoas que não tiveram a doença. “Nosso estudo reforça a necessidade de programas de reabilitação até mesmo para quem teve Covid-19 leve e não precisou ser hospitalizado”, explica Audrey Borghi Silva, coordenadora da pesquisa, em entrevista à Agência Fapesp. Segundo ela, os voluntários tinham em média 40 anos e alguns apresentavam fatores de risco para doenças cardiovasculares, como colesterol alto, tabagismo, diabetes, obesidade e hipertensão. “Aparentemente, a Covid-19 potencializou esse desequilíbrio cardiovascular e, por consequência, aumentou o risco de doenças”, completa. Desequilíbrio no controle dos batimentos cardíacos Outro achado importante foi o impacto no sistema nervoso autônomo, que regula os batimentos cardíacos. Os pesquisadores perceberam que, nos infectados, o sistema simpático (responsável por acelerar o coração em situações de estresse) estava mais ativo do que o parassimpático (que tem a função oposta). “O bom funcionamento cardiovascular depende do equilíbrio entre esses mecanismos, e a Covid-19 causou um desajuste no sistema”, explica Aldair Darlan Santos-de-Araújo, primeiro autor do estudo. Os participantes com maior alteração nesse controle apresentaram sintomas como falta de ar, tosse, fadiga, dor de cabeça, perda do paladar, ansiedade e coriza. Cerca de 44% dos participantes deste grupo não foram vacinados contra o coronavírus. Agora, os cientistas querem entender por que algumas pessoas recuperam a VFC completamente, enquanto outras continuam com alterações a longo prazo. Eles também pretendem investigar como a vacinação pode influenciar na recuperação do coração após a infecção. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Menino de 3 anos com prisão de ventre é diagnosticado com câncer raro 14 de outubro de 2025 Não é raro que crianças tenham dificuldades para ir ao banheiro. Se acostumar com a fralda e com o penico na primeira infância pode ser difícil, mas a família de Gaspard Ronsseray, de 3 anos, começou a desconfiar que a prisão de ventre dolorosa que o menino sentia não era… Read More
Notícias Licopeno: conheça antioxidante que reduz risco de doenças crônicas 16 de fevereiro de 2025 O licopeno é um antioxidante natural, responsável pela cor vermelha de alguns alimentos, como tomate, melancia, goiaba e pitanga. Ele é associado a diversos benefícios para a saúde, como a proteção da pele e a prevenção de doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares e o câncer. Isso porque o licopeno é… Read More
Notícias Comer ultraprocessado depois dos 50 aumenta risco de morte, diz estudo 30 de junho de 2024 Exagerar na hora de colocar no prato alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes e salsichas, após os 50 anos pode reduzir a expectativa de vida de adultos. Em um estudo feito por nutricionistas americanos, o hábito foi associado a um risco 10% maior de morte. A pesquisa realizada por cientistas do National… Read More