Marcelo Ortega, especialista em vendas, fala sobre o Dia do Consumidor e sua participação na IHRSA FB 2024 Ouvir 15 de março de 2024 Uma das maiores autoridades mundiais em vendas, ele é presença confirmada no maior encontro do fitness da América Latina, em agosto, em São Paulo Yara Achôa, Fitness Brasil 15/5/2024 Uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, o Dia do Consumidor, também conhecido como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, é comemorado em 15 de março em todas as partes do mundo. É um dos marcos mais importantes para o varejo, ficando atrás somente da Black Friday para lojas de e-commerce. Ele foi comemorado pela primeira vez, oficialmente, em 15 de março de 1983. A iniciativa, porém, surgiu nos anos 1960, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso destacando os direitos que todo consumidor tem, como segurança, informação, escolha e ser ouvido, entre outros. Isso acabou gerando debates em todo o mundo e fez com que os governos voltassem a atenção para a necessidade de proteção desses direitos. Como resultado da movimentação, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou diretrizes para a construção de novas lei sem benefício das relações de consumo. + IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina + Siga a Fitness Brasil no Instagram Sobre consumidor e, em especial, o Dia do Consumidor, Marcelo Ortega, uma das maiores autoridades em vendas e keynote confirmado da IHRSA Fitness Brasil 2024 gosta de lembrar uma história para ilustrar a importância dessa figura essencial para o sucesso em vendas. “Eu estava chegando em casa, era uma época que ainda tínhamos telefone fixo, e o telefone tocou. Atendi e ouvi o seguinte: ‘Olá, seu Marcelo, tudo bem? Aqui é o Ricardo da Pizzaria X. Estou ligando para saber o que aconteceu. A última pizza que o senhor pediu foi há 29 dias. Sei que seu sabor preferido é marguerita, o senhor sempre pede a pizza de tal maneira, então tomei a liberdade de prepará-la e ela já está no pré-aquecimento. Se o senhor quiser, envio em poucos minutos’. Como recusar uma atenção dessas? Mandei vir e me senti muito valorizado como consumidor.” Contado em uma rede social, o relato chegou a mais de 12 milhões de visualizações. Ortega completa dizendo que a situação aconteceu em um feriado, quando quase todas os estabelecimentos estavam fechados, e o dono da pizzaria enxergou uma oportunidade de fazer diferente e alavancar as vendas. Leia também A arquitetura deve estar conectada ao novo consumidor Personal trainer: o que é essencial na hora de elaborar um contrato de prestação de serviços para seus clientes “Gosto de chamar cliente de freguês. Como fazíamos antigamente, quando o dono do estabelecimento anotava o nome da pessoa, sabia tudo sobre a família dele, lembrava data de aniversário, conhecia o gosto… O consumidor é nosso bem mais valioso, independentemente do tamanho e do segmento do negócio. Todo dia devia ser Dia do Cliente.” O especialista fala que hoje existe uma massificação e a pessoa muitas vezes é olhada apenas por algoritmos. “Tem de olhar nos olhos. O marketing mais poderoso ainda é o boca a boca. O cliente que se sente ouvido, ajudado, que tem seu problema resolvido – ou pelo menos conta com a consideração da marca ou do serviço – não vai falar mal de você. O que vale é o que esforço que você faz para encantar o cliente.” Na IHRSA Fitness Brasil, maior encontro da indústria fitness, saúde e bem-estar da América Latina, que acontece de 22 a 24 de agosto de 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, Marcelo Ortega, palestrante internacional, autor do livro “Sucesso em Vendas” – que vendeu mais de 600 mil cópias em seu lançamento – vai falar exatamente sobre sua maior especialidade: vendas. “Minha vida é treinar pessoas que lidam com vendas. Mas uma coisa é vender o que é tangível – já treinei, por exemplo, pessoas que vendiam avião e vendiam muito! É preciso ter um olhar diferenciado quando se vende o que não se pode tocar, como saúde, estética, bem-estar, o que não dá para medir na régua. É preciso vender com emoção, tem de ser uma abordagem mais consultiva, mais de acordo com a persona de quem está buscando aquele produto ou serviço.” Ao levar seu conteúdo e sua visão para o mercado fitness, Ortega espera que o público saia de lá provocado com a premissa de que somos todos vendedores. “Mas é preciso caprichar no relacionamento e no atendimento. Mais negócios podem ser fechados a partir de uma boa comunicação. Acredito que o humanizado ainda vence o digital.” Imperdível a palestra do keynote Marcelo Ortega. Participe da IHRSA Fitness Brasil. Inscrições aqui. Fitness
Fitness Parceria entre Technogym e Anantara celebra o bem-estar high-tech nos penhascos da Costa Amalfitana 9 de outubro de 2025 Retiro inédito une tecnologia, ciência e espiritualidade em uma das experiências mais sofisticadas do novo movimento global de fitness wellness Yara Achôa, Fitness Brasil8/10/2025 O bem-estar deixou de ser um serviço complementar para se tornar um dos maiores movimentos globais da atualidade. Chamado de fitness wellness, esse conceito redefine a… Read More
Fitness Como correr corretamente: dicas de como melhorar seu treino 12 de dezembro de 2023 Um hábito simples, mas transformador muitas vezes é deixado de lado com a correria do dia a dia: a corrida. No entanto, à medida que exploramos os inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais associados a essa prática, fica cada vez mais evidente a importância do hábito na nossa jornada em… Read More
Personal revela 5 dicas para acelerar a queima de gordura corporal 27 de setembro de 2023 Sente-se feliz com a prática de uma modalidade esportiva e ainda assim não se livrou daquela gordura indesejada? Calma! Você não é a primeira e muito menos a última pessoa que não alcançou esse objetivo. Dessa maneira, o personal trainer Leandro Twin vai dar cinco dicas para acelerar queima de… Read More