Durante as festas de final de ano é normal exagerar na comida e bebida, e ao final delas, a maioria das pessoas correm em busca de dietas e receitas milagrosas para reduzir o inchaço ou perder peso.
No entanto, de acordo com especialistas, o ideal para o pós festas é ativar o sistema desintoxicante, responsável por “limpar” o organismo, e a maneira de fazer isso está nos próprios alimentos, basta saber quais escolher.
Para quem já seguiu uma dieta rica em nutrientes durante o ano basta voltar a rotina normalmente que o organismo já vai limpar “automaticamente”. Porém quem consumiu muita comida industrializada, não eliminará o excesso acumulado tomando suco detox todos os dias, o que vale é o que se coloca no prato diariamente.
Alimentos recomendados:
Para se livrar das toxinas é importante incluir na rotina pré e pós festas alimentos com carga antioxidante, por exemplo, polifenóis e vitaminas C e E, isso inclui: alimentos de cor roxa (suco de uva por exemplo), cebola, alho, brócolis, milho, leite, morango, sementes, gérmen de trigo, leguminosas, espinafre, couve, aveia, abacate, coco, feijão, castanha do Pará, carnes vermelhas, pescados, frutos do mar, frango, aveia, arroz integral, gergelim, nozes e castanhas. Quando se tem uma dieta equilibrada incorporada na rotina, não serão as festas de final de ano que vão te tirar da meta de ter saúde o ano todo.
Mas e o suco verde?
O suco verde faz bem em qualquer período, até quando o pé não foi enfiado na jaca, você pode tomar sucos a base de couve, gengibre, laranja e outros ingredientes; mas se a sua alimentação é ruim na maior parte do tempo, o único jeito de eliminar as toxinas é mudando o que você coloca no prato todos os dias.